Cidades

Escola de Brazlândia está sem aula após paralisação de professores

postado em 15/03/2011 15:42
As aulas do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Brazlândia estão suspensas desde segunda-feira (14/3). Os 26 professores temporários da unidade, que começaram a trabalhar em 10 de fevereiro, protestam pela falta de pagamento referente ao primeiro mês de trabalho. O número representa quase 90% do quadro, pois a escola conta apenas com três docentes efetivos.

De acordo com uma funcionária que não quis ser identificada, todas as 26 turmas da instituição, que funciona nos turnos matutino e vespertino, estão sem atividades. Com isso, 920 estudantes são prejudicados. O problema, porém, não é restrito ao CEF 03. De acordo com a diretora da regional de ensino de Brazlândia, Márcia Gilda Moreira, 120 profissionais enfrentam o problema.

;As paralisações ocorrem desde o retorno do carnaval e outras instituições, como o Centro de Ensino Fundamental 02, o Centro Educacional 02 e o Centro de Ensino Médio, já tiveram as atividades interrompidas;, detalha a diretora. Segundo Moreira, docentes de pelo menos outras seis instituições enfrentam a mesma dificuldade.

A subsecretária de Gestão de Profissionais de Educação, Patrícia Jane Rocha, explica que o problema foi causado por uma falha na comunicação entre o sistema que cuida dos contratos e o que gerencia os pagamentos. Segundo Rocha, não houve tempo hábil para migração dos dados até o dia do vencimento.

Para solucionar o problema, a pasta contatou a Secretaria de Fazenda e solicitou a liberação de crédito para quitação da dívida ainda em março. Caso a transação da verba não seja autorizada, a subsecretária afirma que a migração foi concluída ontem e, em abril, os professores receberão os valores referentes a fevereiro e março. Segundo Rocha, não há, contudo, previsão para correção do salário, em consideração ao tempo que os funcionários ficaram se receber.

Com o objetivo de retornar às atividades e minimizar os danos aos estudantes, a diretora da regional de ensino de Brazlândia, Márcia Gilda Moreira, conversou com os profissionais afetados e pediu paciência. Segundo a servidora do CEF 03 que não quis ser identificada, os funcionários aguardam a resposta da Secretaria de Educação, mas se comprometeram a retomar ao trabalho amanhã e repor as aulas perdidas.

Em nota, a Secretaria de Educação afirmou que todos os procedimentos cabíveis para confecção da folha de pagamento do mês de março dos professores de contratos temporários da Diretoria Regional de Ensino de Brazlândia estão sendo cumpridos. A pasta afirmou, também, que os pagamentos serão creditados ainda neste mês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação