Cidades

Ministério do Trabalho vai intermediar conciliação entre Metrô e sindicato

postado em 16/03/2011 09:03
Representantes do Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) e da Companhia do Metropolitano (Metrô) se reúnem, na tarde desta quarta-feira (16/3), com o Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o encontro está previsto para às 15h e tem o objetivo de intermediar uma conciliação entre patrões e funcionários.

[SAIBAMAIS]Na tarde de ontem, os metroviários já haviam se reunido no MPT com a procuradora Hilda Leopoldina. A categoria prestou esclarecimentos sobre a greve e atualizou o órgão sobre as negociações. Os metroviários reivindicam um novo acordo da data base, aumento salarial de 25%, a realização de um novo concurso público e o cumprimento do artigo 170 da Lei Orgânica do DF - que prevê que um terço dos cargos de diretoria sejam ocupados por servidores concursados do órgão.

Enquanto a nova imediação não acontece, a categoria continua de braços cruzados. De acordo com o coordenador-geral do Sindmetrô, Israel Almeida, está prevista uma nova assembleia da categoria para a quinta-feira (17/3) a partir das 20h na Praça do Relógio, em Taguatinga. Eles devem discutir os rumos da greve. "Por enquanto não houve nenhum avanço, mas depois da reunião precisamos levar o que foi discutido para a categoria", explica Israel.

Serviços
Durante a greve, apenas sete trens circulam pelas estações no horário de pico e quatro nos outros horários. O intervalo de espera para os usuários varia entre 30 e 45 minutos. Para evitar mais transtornos, o Transporte Urbano (DFTrans) deslocou 200 ônibus para as cidades atendidas pelo Metrô: Taguatinga, Ceilândia, Guará, Samambaia e Plano Piloto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação