Cidades

Visita de Obama vai reforçar policiamento nas ruas durante o sábado

Flávia Maia, Luiz Calcagno
postado em 18/03/2011 10:25
Além das mudanças no trânsito, a visita do presidente norte-americano Barack Obama a capital federal, neste sábado (18/3), vai aumentar o efetivo de homens nas ruas para garantir a segurança. A medida deve-se as constantes ameaças de morte que o representante sofre, uma média de 30 por ano. E ainda pelo fato de que quatro presidentes americanos morreram assinados e outros quatro sofreram atentados: Abaham Lincoln (1865), James Garfield (1881), William McKinley (1901), John F. Kennedy (1963), Andrew Jackson, Harry Truman, Gerald Ford e Ronald Reagan.

Para o apoio na Esplanada dos Ministérios haverá o reforço de 1.100 policiais civis e militares, 50 integrantes do Corpo de Bombeiros, oito aeronaves da Polícia Federal, da Força Aérea, da Polícia Militar e Civil e dos bombeiros e ainda cinco lanchas da Marinha disponíveis para a segurança no Lago Paranoá nas proximidades do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, onde o presidente deve ficar instalado, apesar do estabelecimento não confirmar. Os Estados Unidos ainda vai reforçar o policiamento com 250 agentes norte-americanos. O Exército Brasileiro também ficará de prontidão. Equipes do Destacamento Contra-Terror (DCT) e soldados preparados para controle de multidões.

Durante a ida até a Esplanada, 35 carros vão acompanhar Barack Obama e uma comitiva área que inclui 21 aeronovaes civis e militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação