Cidades

Tráfego de aeronaves sofrerá forte restrição por conta da visita de Obama

Luiz Calcagno
postado em 18/03/2011 10:50
O céu de Brasília será fortemente vigiado durante visita de Barack Obama. A Força Aérea Brasileira (FAB) restringirá parte do espaço aéreo no sábado (19/3) quando o presidente norte-americano estará na capital federal. O Comando da Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) vai proibir voos em um raio de 100km. Dentre as proibições estão sobrevoos na área central da capital federal durante todo sábado. A medida não atingirá aeronaves comerciais, militares ou voos de caráter especial, como os de transporte de doentes e os voltados para doação de órgãos.

Com isso, está proibido o tráfego de aviões de pequeno porte, helicópteros, táxi aéreo, planadores, asas-delta, ultraleves, parapentes, paragliders, balões de ar quente e aeronaves para o lançamento de paraquedistas. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) notificará pilotos civis sobre como proceder no período. A FAB posicionou baterias de artilharia antiaérea em locais estratégicos.

Além da artilharia, a FAB terá aeronaves de prontidão e convocará todos os homens das bases de Brasília. No DF, pelo menos três helicópteros ficarão à disposição para emergências. Caças F-5 EM, Mirage 2000 e A-29 Super Tucano estarão a postos para a defesa do espaço aéreo. Os Mirage estão baseados em Anápolis (GO), a 152km de Brasília. Além dos radares em terra, a Força Aérea vai contar com aviões-radar E-99, que rastreiam aeronaves clandestinas com maior eficiência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação