postado em 18/03/2011 12:32
Os furtos e desvios de bagagens continuam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Segundo denúncia de uma passageira, cerca de dez pessoas tiveram as malas arrombadas, rasgadas e até alguns objetos subtraídos na manhã desta sexta-feira (18/3). Os passageiros vinham de um voo de Lisboa com destino a Brasília da companhia de Transportes Aéreos Portugueses (TAP). Segundo uma atendente da empresa, apenas dois passageiros chegaram a relatar os extravios.[SAIBAMAIS]A analista de sistemas, Andréia Borges Alves, 33 anos, que estava fazendo um voo de escala em Brasília e seguia para sua cidade natal, Campo Grande (MS), notou que sua bagagem tinha sido arrombada quando precisou pegar uma fralda para a filha recém-nascida. "Fiquei uma hora e meia esperando a mala na esteira. Quando ela chegou e precisei abrir, estava tuda revirado. Também percebi que a embalagem do disco externo que comprei para um amigo estava aberta e que o produto não estava mais lá", afirma.
A passageira relatou que foi até o balcão de atendimento da TAP, onde outras pessoas também reclamavam dos mesmos problemas. "Dez pessoas estavam no balcão. Pedimos para chamar um policial federal, mas nada foi feito. Queriamos que o setor de bagagens fosse fechado para os policiais tentarem procurar algum problema no local", comenta.
Por meio da assessoria de imprensa, a TAP garantiu que vai ressarcir os passageiros que foram prejudicados. Se as malas tiveram sido apenas danificados, haverá conserto. A empresa informou que isso é um problema mundial da viação, não apenas aqui do Brasil, mas que o posicionamento da companhia é o de atender da melhor maneira seus passageiros.
O Juizado do Aeroporto de Brasília responsável por registrar esse tipo de ocorrência afirmou que nesta manhã nada foi relatado no órgão. Mas a assessoria de imprensa informou que é crescente o número de ocorrêncais de furtos em malas no aeroporto. Há cerca de um mês, o próprio Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instarou um inquérito civil para apurar a responsabilidade dos extravios de bagagens e pequenos furtos dentro do aeroporto.
Números
O Juizado tem registrado mensalmento o aumento na quantidade de furtos. Só no mês de março, até quinta-feira (17/3), o órgão atendeu 339 passageiros que relataram problemas com as companhias aéreas, entre eles, extravios, furtos, cancelamentos e overbooks. Desse número, 42 pessoas desistiram da ocorrência e 28 fizeram acordos informais.
De 1; de março até ontem, a TAP não havia registrado nenhuma violação de bagagem e nem extravio. Já a TAM, GOL e Avianca tem oito e a Webjet tem um caso de violação, mas sem furtos de objetos.
O órgão informa que muitas vezes os passageiros desistem de registrar por conta da burocracia e por acreditarem que não haverá solução. Mas o Juizado pede para que os passageiros façam o registro para que possam ser ressarcidos.