Cidades

Esquema para campanha de Jaqueline tinha até empréstimo de rádios pelo GDF

postado em 19/03/2011 07:00
Além de complicar ainda mais a situação da deputada Jaqueline Roriz, o testemunho de Durval Barbosa aos promotores também esclarece um ponto nebuloso na gravação divulgada há duas semanas. Assim que Jaqueline e Manoel Neto entram no escritório da Codeplan, o marido da então candidata aparece no vídeo fazendo um pedido a Durval: ;Resolve isso aí;. Imediatamente, Durval se dirige à porta da sala e chama por um assessor de nome Francinei, a quem pede para providenciar de três a cinco rádios Nextel.

No depoimento ao MP, Durval contou que, no dia em que as imagens foram gravadas, em 2006, o casal solicitou o fornecimento de três a cinco rádios para serem utilizados na campanha de Jaqueline a uma vaga na Câmara Legislativa ; em outubro daquele ano, ela seria eleita deputada distrital. Ainda de acordo com o então presidente da Codeplan e ex-secretário de Relações Institucionais, os equipamentos eram alugados pelo GDF perante a empresa Linknet, que em 2009 surgiu nas investigações da Operação Caixa de Pandora como um dos braços financeiros do esquema de corrupção.

Dias depois ; o depoente não precisou a data ;, o marido de Jaqueline retornou ao gabinete de Durval para receber mais um lote em dinheiro, estimado entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. ;Valores que também haviam sido recolhidos junto aos prestadores de serviços de informática ao governo;, afirmou Durval no depoimento. O ex-secretário ressaltou que Manoel Neto fora a seu escritório representando Jaqueline Roriz. Nesse encontro, foram entregues os rádios Nextel. Ainda segundo o depoimento, as contas mensais pelo uso dos equipamentos continuaram sendo pagas pelo GDF.

O ex-secretário sustentou que o dinheiro e os rádios foram passados a Jaqueline Roriz como ;uma retribuição determinada pelo então candidato José Roberto Arruda, tendo em conta o compromisso de que Jaqueline Roriz não pediria votos a favor da coligação da candidata Maria de Lourdes Abadia;, adversária de Arruda na corrida ao Palácio do Buriti. Na ocasião, Jaqueline estava no PSDB, mesmo partido de Abadia. Segundo Durval, o acerto político foi feito diretamente entre Arruda e Manoel Neto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação