postado em 20/03/2011 09:22
Aqueles que buscam uma chance de adquirir experiência no exterior e aprender ou aprimorar um segundo idioma devem ficar atentos. Na próxima terça-feira será realizada a 20; edição da Expo Estude no Exterior, feira de intercâmbio cultural em que os interessados em estudar e trabalhar fora do país podem conhecer diferentes opções de cursos, acomodações, vistos, passagens, seguros, promoções e pacotes de intercâmbio para todos os destinos. Também será possível conversar com diretores de instituições de ensino das América do Norte e do Sul, Europa, da África e da Oceania.;Na feira, a gente vai ter um pouco de tudo: oferta de cursos de diversos idiomas ; como inglês, francês e espanhol ;, cursos de graduação e oportunidades para jovens que estão no ensino médio e querem passar um semestre ou um ano letivo fora do país;, informa a diretora do evento, Daniela Ronchetti. Os visitantes também poderão se informar sobre cursos em hotelaria e turismo, áreas que deverão estar em alta com a proximidade da realização da Copa do Mundo e das Olímpiadas, previstas para 2014 e 2016, respectivamente. ;Muita gente vai querer entrar nessas áreas por causa da Copa e das Olimpíadas. Por isso, escolas da Suíça oferecerão cursos curtos, de três meses, e cursos técnicos conjugados com estágios renumerados;, explica Daniela.
A 20; Expo Estude no Exterior traz para Brasília cerca de 30 expositores, incluindo universidades, escolas de idioma, agências de intercâmbio e governos de três países: Canadá, Nova Zelândia e Austrália. Serão oferecidas mais de 500 opções de curso. Dois mil visitantes são esperados pela organização do evento. A empresa Information Planet, por exemplo, colocará especialistas em intercâmbio para orientar o público interessado em estudar e trabalhar no exterior. A gerente de marketing da rede Adriana Tieppo apresentará palestra sobre destinos como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.
O estudante de administração Renan Sardinha, 21 anos, foi para o estado norte-americano do Texas em 2006 e passou um ano estudando lá por meio de um programa que conheceu na feira. ;Eu havia pesquisado por fora e, durante o evento, tirei dúvidas com várias pessoas que já viajaram e que pretendiam viajar para estudar;, afirma. O jovem diz que vai à Expo todos os anos. ;Lá, eu me atualizo sobre os processos de intercâmbio e fico sabendo como estão as escolas.; Em sua viagem aos Estados Unidos, Renan ganhou fluência no inglês. Pretende voltar a estudar no exterior. ;Quero fazer um curso rápido de marketing esportivo ou inglês técnico;, afirma.
Nos estandes espalhados pela feira, serão expostas fotos das escolas e acomodações disponíveis. Os visitantes receberão folhetos e publicações com informações sobre os diversos destinos e poderão conversar com especialistas na área de intercâmbio e pessoas que passaram pela experiência de estudar no exterior. O evento também pode ajudar quem não frequenta mais as salas de aula.
Camila Medina Chagas, 27 anos, é formada em relações internacionais e pretende ir à Europa fazer uma pós-graduação na mesma área. Para se informar sobre as opções que tem, foi à edição da feira realizada no passado. ;Vi que o evento é mais voltado para quem está na escola ou na universidade, mas foi bom para saber quais são os tipos de intercâmbio e como eles funcionam;, comenta.
A diretora da feira recomenda que os interessados em fechar algum negócio sejam precavidos e peçam contatos de pessoas que já viajaram ao local desejado por meio do mesmo programa. ;É importante pegar umas dicas com alguém que conhece nossa cultura;, ressalta Daniela. Os inscritos na feira concorrerão a um curso de inglês no Canadá e a um de espanhol na Argentina, incluindo hospedagem e acomodação.
Fique atento
20; Expo Estude no Exterior. Terça-feira, das 16h às 21h,
no Hotel Mercure (Eixo Monumental, Setor Hoteleiro Norte, Quadra 5, Bloco G). A entrada é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site www.estudenoexterior.com/expo2011.