Os servidores ativos e pensionistas do Governo do Distrito Federal (GDF) devem responder ao Censo Previdenciário até a próxima sexta-feira. Quem não respeitar o prazo terá o salário referente a abril bloqueado. Ao todo, 134 mil pessoas estão ligadas ao GDF. Até o meio-dia de ontem, 15.351 funcionários não haviam procurado o Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev-DF) para atualizar os dados cadastrais. Mas a maior preocupação do órgão gira em torno dos 10.328 servidores das secretarias de Saúde e de Educação que, até agora, não se manifestaram.
A primeira etapa da coleta de informação dos funcionários públicos durou de 20 de setembro a 17 de dezembro de 2010. Como ainda faltavam 26 mil pessoas para cadastrar, o Iprev-DF ampliou o prazo até o próximo dia 25. Ainda assim, alguns servidores se recusam a preencher os dados ou planejam deixar para a última hora. ;Realizamos 9 mil ligações, mandamos 12 mil e-mails e colocamos avisos até em boletos de conta do BRB (Banco de Brasília). Fizemos de tudo para chegar até o servidor. Por isso, não haverá mais prorrogação;, alertou o presidente da entidade, Jorgivan Machado.
O censo servirá para atualizar os dados dos funcionários e dos dependentes. Dessa forma, o Iprev-DF pretende enxugar o banco de dados e verificar ;como está a massa de servidores;. ;Com esse censo, poderemos ver, mais para a frente, os servidores que morreram e se tem algum que não está trabalhando corretamente. A partir de segunda-feira, começamos a apurar os dados levantados;, explicou Machado. Quem ainda perder o prazo deverá procurar o instituto pessoalmente para regularizar a situação. Assim, cada caso será avaliado separadamente.
Cinco postos de atendimento estão em funcionamento no Distrito Federal (leia quadro). Eles estarão de portas abertas até as 17h da sexta-feira. O presidente da Iprev-DF alerta, no entanto, para a quantidade de pessoas que procurarão os postos nos últimos instantes. ;Temos carros nas ruas que vão até a casa das pessoas e fazem atendimento agendado. Quem está no hospital deve pedir a um parente para apresentar os documentos e um laudo médico. Famílias de duas pessoas reclusas no sistema penitenciário responderam ao questionário este ano;, disse. Veja ao lado os documentos exigidos para realizar o recadastramento.
Programe-se
Postos de atendimento
As unidades estarão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h:
; Na Hora de Ceilândia
(QNM 12), de Taguatinga
(QNB 12) e no Gama
(Área Especial n;1);
; Antiga Sede da Câmara Legislativa do DF;
; Casa D;Itália, 208 Sul;
; BRB do Conjunto Nacional;
; Auditório da Administração Regional de Sobradinho.
Documentos necessários
1 ; Para servidores ativos:
; Carteira de Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;
; Comprovante de endereço atual (conta de água, luz ou telefone com menos de 90 dias);
; Comprovante de inscrição do PIS/Pasep;
; Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;
; Certidão de nascimento dos filhos;
; CPF e RG dos dependentes e do cônjuge;
; Termo de tutela ou curatela se for o caso.
2 ; Para servidores aposentados pensionistas:
; Carteira de Identidade e CPF, documento de identidade profissional ou carteira de habilitação com foto;
; Certidão de Casamento ou Certidão de União Estável;
; Certidão de Nascimento dos filhos;
; CPF e RG dos dependentes e do cônjuge;
; Termo de tutela ou curatela se for o caso;
; Certidão de Óbito do ex-servidor instituidor da pensão.
Atendimentos especiais
1 ; Aposentados ou pensionistas que não residem no DF poderão se recadastrar enviando carta registrada ou Sedex com todos os documentos exigidos e autenticados. O endereço da correspondência é Edifício Anexo Palácio do Buriti, 2; andar, Sala 216, Instituto de Previdência dos Servidores, CEP: 70.075-900.
2 ; Aposentados, pensionistas e servidores ativos, em dificuldade física de comparecer aos postos de atendimento, poderão agendar a visita dos recenseadores. Para isso, o Iprev-DF disponibilizou os telefones: 3961-1601; 3961-1604; 3961-1614; e 3961-4536.