O fato de o carnaval de 2011 ter caído em março foi benéfico para os comerciantes do Distrito Federal. Divulgada na terça-feira (22/3), a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do DF relativa a fevereiro deste ano apontou que as vendas do varejo cresceram 20,19% no período na comparação com igual intervalo de tempo em 2010. A alta deveu-se à ausência dos quatro dias e meio de feriado que, tradicionalmente, tornam o segundo mês do ano um período fraco para os lojistas. Frente a janeiro, o movimento do mês passado apresentou leve recuo, de 0,13%.
Para Adelmir Santana, presidente da Federação do Comércio de Bens, Turismo e Serviços do DF (Fecomércio-DF), entidade responsável pela realização da pesquisa, os dados da última edição demonstram fôlego do consumo, independentemente da mudança no calendário ter, em um golpe de sorte, transformado fevereiro em um mês excepcional.
;Fevereiro vendeu pouco menos do que janeiro, que é o mês das trocas após as festas. Isso mostra que o comércio se manteve aquecido no período. Mas é claro que a questão do carnaval também influiu. Provavelmente, em março, vamos amargar algum recuo;, prevê Santana.
Geraldo Araújo, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF (CDL-DF), endossa a importância que um fevereiro sem a interrupção de feriados teve para o desempenho do comércio no período. ;Quatro dias representam muito no fechamento, ainda mais considerando que o mês tem alguns dias a menos;, diz, referindo-se ao fato de o segundo mês do ano não ter 30 dias cheios.
Para ele, não fosse a eventualidade do carnaval em março, o crescimento das vendas de fevereiro deste ano frente a 2010 teria ficado próximo de 4%. ;O suficiente para traduzir a continuidade do aquecimento econômico;, pondera.
O movimento do emprego no comércio em fevereiro foi coerente com as vendas. Segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista, houve crescimento de 15,35% frente ao mesmo período de 2010, e uma queda pequena, de 0,57%, em relação a janeiro
Destaques
Além do resultado anual, a pesquisa da Fecomércio-DF revelou a variação mensal do comportamento das vendas e da oferta de emprego por setor. No que diz respeito ao faturamento, os que mais tiveram destaque foram o de materiais de construção e o de comercialização de veículos. O primeiro cresceu 16,81% frente a e o segundo, 7,01%, em janeiro último.
Para o presidente da entidade, Adelmir Santana, a movimentação nos dois segmentos pode estar ligada ao retorno dos consumidores do período de férias, com consequente dedicação aos projetos e aquisições planejadas para o novo ano. Em janeiro, quando a maioria dos moradores do DF está viajando, os materiais de construção e os carros registraram, cada, um recuo de mais de 23% nas vendas frente a dezembro.
Na pequena loja de material de construção onde trabalha o gerente Sebastião Pereira da Silva, na Candangolândia, o movimento em fevereiro foi bom. De acordo com ele, os produtos que tiveram mais saída foram cimento, tijolos e areia. ;A gente tem notado o pessoal ansioso para reformar;, comenta.
O quadro também é positivo em uma concessionária de veículos localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) onde Fernando de Oliveira Moreira é gerente comercial. De acordo com ele, as vendas de automóveis em fevereiro foram beneficiadas pelo carnaval em março e pelo fato de o período coincidir com o fim do recesso dos trabalhadores de montadoras. ;Começamos a receber, a partir de 20 de janeiro, modelos que haviam sido encomendados no ano passado. Isso alavancou nossos números;, conta.
O levantamento da Fecomércio também mostrou que a forma de pagamento mais utilizada pelos clientes em fevereiro deste ano foi quitação à vista, com dinheiro ou cheque, correspondendo a 60,45% do total. A modalidade de cartões de crédito contribuiu com 11,81% das vendas e cartão de débito com 7,43%. Operações a prazo ; cheque pré-datado/carnês e boletos ; responderam por 19,47% do volume e outras formas de pagamento totalizaram 0,85%.
Resultados
Confira o desempenho das vendas no Distrito Federal
Comércio em geral
Em fevereiro de 2011, o volume vendido foi 20,19% superior em relação ao mesmo período de 2010, e 0,13% inferior frente a janeiro deste ano.
Setores que mais se destacaram
Vendas em alta
Segmento - Período: Jan/11xFev/11
Materiais de construção: 16,58%
Veículos: 7,01%
Tecidos: 2,29%
Informática: 2,09%
Vendas em baixa
Segmento - Período: Jan/11xFev/11
Calçados: -12,96%
Autopeças e acessórios: -5,63%
Mercados: -5,28%
Móveis e decoração: -2,37%
Emprego
Alta de 15,35% em fevereiro de 2011 na comparação com o mesmo período de 2010, e queda de 0,57% entre a janeiro deste ano.
Contratações por setor
Em alta
Segmento - Período: Jan/11xFev/11
Lojas de departamento: 4,44%
Farmácias e perfumarias: 3,23%
Móveis e utilidades: 2,86%
Móveis e decorações: 1,14%
Em baixa
Segmento - Período:Jan/11xFev/11
Autopeças e acessórios: -3,50%
Cine-foto som e óticas: -3,46%
Tecidos: -2,91%
Vestuário: -2,70%