A Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) protocolou na manhã desta quarta-feira (23/3) um requerimento na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) solicitando a apuração das recentes denúncias contra a deputada distrital Celina Leão (PMN-DF).
O presidente da entidade, José Eudes Oliveira da Costa, disse que a CUT-DF não faz acusações contra a deputada, apenas pede a investigação das denúncias feitas contra ela. "Não acusamos, a mídia acusou. Queremos a investigação", disse José Eudes.
[SAIBAMAIS]O presidente da CUT-DF comentou ainda os danos que a possível demora para a abertura de uma investigação podem trazer à CLDF. "A Câmara Distrital não pode negar que a cidade está nervosa, querendo uma resposta. Nosso pleito é um pleito da cidade, da população. A casa teve sua imagem desgastada na última legislatura, e agora está novamente envolvida em escândalos", lamentou José Eudes.
A entidade planeja mobilizações nas ruas da capital federal. "Da mesma forma que fizemos com o Arruda, na Operação Caixa de Pandora, vamos convidar partidos, entidades sociais e a população para fazer pressão. Sem pressão popular e da mídia, pode ser até que haja uma investigação, mas com certeza ela não será conclusiva. A sociedade precisa acompanhar de perto", reforçou José Eudes.
Ele comentou ainda a abertura de procedimento administrativo contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) na Câmara dos Deputados. "Exigimos que a CLDF também tome as providências cabíveis no caso da deputada Celina Leão", afirmou José Eudes.
Entenda
O Ministério Público do Distrito Federal investiga acusações de que Celina Leão faria parte de uma organização que desviava dinheiro público e fraudava contratações de obras vinculadas à Administração Regional de Samambaia. Além de Celina, também participariam do esquema a deputada federal Jaqueline Roriz (MPN-DF), seu marido, Manoel Neto, e outros parentes do casal.
Jaqueline Roriz
Na tarde desta quarta-feira, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (PDT-BA), instaurou procedimento administrativo contra a deputada Jaqueline Roriz.