Jornal Correio Braziliense

Cidades

Com a BR-020 como mais perigosa, mortes em estradas federais do DF dobram

Dados da PRF revelam que 57 pessoas perderam a vida nas estradas que cortam a capital do país entre janeiro e 22 de março. No mesmo período de 2010, o total ficou em 26 vítimas

O início de 2011 começou violento nas rodovias do Distrito Federal e do Entorno: o número de mortes mais que dobrou na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 57 pessoas morreram entre 1; de janeiro e 22 de março de 2011 enquanto em 2010 houve 26 vítimas. A BR-020 é a campeã de acidentes fatais, com 26 ocorrências no primeiro mês do ano. Ontem, a DF-130, e na terça-feira, a BR-080, entraram nas estatísticas de acidentes graves, com duas mortes.

Segundo a PRF, as estradas que cortam a capital do país estão em bom estado, o que leva os motoristas a abusarem da velocidade. A falta de respeito à sinalização das vias também é um dos fatores apontados pela polícia para o aumento de tragédias nas estradas. ;O que a gente observa é que as principais causas de morte estão em colisões frontais e em saídas de pista, sinal claro de imprudência;, explica o inspetor Dalvimar Lucas Barbosa, da PRF.

Imprudência e falhas
O professor e pesquisador de segurança pública da Universidade Católica de Brasília (UCB) Nelson Gonçalves de Souza explicou que o número maior de carros nas estradas diminui as distâncias entre os veículos. Assim, os condutores têm menos tempo de reação, aumentando a quantidade de acidentes. ;Por isso, temos visto muitos acidentes envolvendo vários carros;, atesta o professor. Para Nelson, as estradas do DF são boas em comparação às de outros estados, porém, ainda há muito o que melhorar.

A cratera da BR-060, que liga Brasília a Goiânia (GO), os buracos na BR-070, entre a capital federal e Águas Lindas (GO), e a falta de sinalização na BR-040, em Valparaíso (GO), deixam esses trechos perigosos. Na BR-020, via de ligação entre o DF e o Nordeste, mesmo com os R$ 58 milhões gastos no ano passado para a duplicação, as vítimas não param de crescer pela soma de imprudência com falhas no projeto de engenharia. No Km 46 da rodovia, entre Planaltina e Formosa, existe um declive seguido de uma curva acentuada à direita.