postado em 24/03/2011 14:30
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou na manhã desta quinta-feira (24/3), de uma reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública (Consesp) para discutir um plano nacional de segurança. O encontro começou por volta das 8h30 no Palácio do Buriti. Durante a reunião, os 21 secretários participantes definiram termos de acordo de cooperação entre o DF e outros estados tanto na questão da criminalidade quanto no enfrentamento e controle do crack.Em relação as drogas, os secretários discutiram formas de controlar a entrada das substâncias no país pelas fronteiras do países produtores de coca e pasta base de cocaína. O governador definiu a situação do tráfico e consumo de drogas como um flagelo terrível para a população e a juventude. Para Agnelo, a solução depende de uma articulação entre governado federal, estadual e da capital.
Além disso, os secretários fizeram a proposta de integrar as polícias do DF, Goiás e Minas para combatar a criminalidade do Entorno. Segundo o petista, a principal estratégia é colocar os policiais nas ruas.
Encontro
A reunião do Consesp reúne 21 secretários de Segurança Pública do país para discutir questões da segurança da população brasileira. Durante o encontros o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Janini, foi definido como o líder do colegiado. Os debates entre os integrantes do Consesp costuma ser realizado quatro vezes por ano, sendo este o primeiro.