postado em 25/03/2011 16:40
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou uma audiência pública para discutir soluções para os problemas do transporte público urbano entre o DF e Entorno na manhã de quinta-feira (24/3). Durante a sessão, proposta pela deputada distrital Celina Leão (PMN), foram apontadas as necessidades de alcançar um serviço eficiente e barato.Para a parlamentar, falta definição legal para a questão. Além disso, ela aponta a disparidade dos valores cobrados como responsável para que as mesmas distâncias percorridas no DF custem o dobro no Entorno. Celina é autora de um projeto de lei complementar apresentado em fevereiro deste ano, que visa solucionar os problemas.
O promotor de Justiça de Goías e coordenador do Projeto Entorno, Luís Guilherme Gimenes, afirma que a proposta da distrital é um convite à discussão do assunto. Ele defende, porém, que a lei que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) é suficiente para orientar a integração do transporte. Para o promotor, falta parceria entre os estados e as assembleias legislativas para resolver o problema.
Já o chefe do Executivo de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto, sugeriu, representando os prefeitos presentes, a troca das empresas que regulam o transporte público como forma de solucionar o impasse. Ele lembrou que há 40 anos as mesmas organizações cuidam do serviço e que nada teria mudado nesse cenário.
Uma comissão de aprovados no concurso de 2008 do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) defendeu o fortalecimento do órgão como uma das soluções para o impasse. Também participaram da audiência o coordenador da Ride, Henrique Oliveira, o especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Ricardo Timoteo Antunes, além de representantes de outros órgãos públicos, prefeitos e moradores do DF e do Entorno.