Cidades

Empresários propõem pagamento parcelado para dar fim à greve da Coopatram

postado em 28/03/2011 17:59

Os trabalhadores da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte (Coopatram) vão discutir em assembléia nesta terça-feira (29/3), na garagem da empresa, em Taguatinga, uma nova proposta dos empresários para a resolução do impasse. Sem receber há dois meses, a categoria está em greve há 17 dias, deixando de atender à população de Planaltina, Vale do Amanhecer e Arapoanga

"A tendência é de que eles não aceitem as condições apresentadas", afirma João Ozório, presidente da cooperativa. Segundo ele, a proposta dos empresários pede que os trabalhadores voltem às atividades, de forma a gerar caixa para pagar os próprios salários atrasados. Entretanto, a categoria exige o pagamento imediato dos atrasados para encerrar a greve.

Novamente intermediado pelo Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal, o encontro desta segunda-feira (28/3) terminou com uma proposta concreta de pagamento aos trabalhadores, mas não de imediato. Representantes dos patrões garantiram o pagamento dos salários atrasados de janeiro e fevereiro em três parcelas (15/4, 30/4, 15/5) e o pagamento integral do mês de março no dia 25/4. Além disso, os débitos que a Cooperativa tem junto ao FGTS serão parcelados para facilitar a quitação.

Para que o pagamento seja efetuado, os trabalhadores devem retornar suas atividades de imediato, de forma a gerar caixa para pagar os próprios salários atrasados. Os trabalhadores, entretanto, desejam justamente o contrário: não se negam a voltar a trabalhar, desde que recebam de imediato os pagamentos atrasados. É com este cenário que a assembléia da categoria irá trabalhar amanhã e a perspectiva é que a negociação, mais uma vez, não seja concluída.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação