postado em 29/03/2011 19:00
O Distrito Federal registrou a primeira morte do ano causada por hantavirose. Um homem adulto morreu por conta da doença no dia 1; de fevereiro. Ele morava no Gama e tinha uma chácara na área rural da região administrativa. Os técnicos da Secretaria de Saúde suspeitam que a vítima tenha se infectado na propriedade rural.Apesar do episódio, o chefe do Núcleo de Controle de Endemias do órgão, Dalcy Albuquerque Filho, descarta que a cidade esteja em perigo. "Toda a área rural do DF tem a ocorrência da doença. Ano passado houve registros em Brazlândia, São Sebastião e municípios do Entorno", explicou. "No caso do Gama, foi feita uma investigação e a chácara da vítima tem todas as condições necessárias para o contágio", acrescentou.
O vírus circula com mais frequência na época da seca. De acordo com Dalcy, porém, nos últimos três anos pacientes do DF foram contaminados durante o verão. "A hantavirose dificilmente atinge centenas, mas é uma doença muito letal. De 30% a 40% das pessoas não resistem", calculou. Em 2010, segundo ele, dos 17 casos, 11 acabaram morrendo.
Alerta
Como a transmissão ocorre normalmente em áreas rurais, quem morar ou visitar fazendas e chácaras deve ter atenção. "Aquelas pessoas que forem a esses regiões e apresentarem febre e mal-estar devem procurar um hospital", alertou Dalcy.