Jornal Correio Braziliense

Cidades

População reclama de mau cheiro na rede de esgoto de Taguatinga

O mau cheiro da rede de esgoto no centro de Taguatinga tem incomodado a população da cidade. Nas quadras mais afetadas, C8, C12, QSA 1 e SB1, os moradores reclamam que o odor é insuportável. Já os comerciantes destacam que o problema, que existe desde o fim de 2010, também prejudica as vendas.

O administrador regional de Taguatinga, Daniel de Castro, destaca que os gases liberados pela rede de esgoto também estariam comprometendo o asfalto próximo a bueiros. Para resolver a situação, ele diz ter enviado um ofício para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), além de ter conversado pessoalmente com o presidente do órgão, Célio Biavati Filho. Após a reclamação, um filtro foi instalado na cidade, mas o problema ainda não foi resolvido.

Segundo o comerciante Abílio Oliveira, a medida não produziu o efeito desejado. "Piorou, na verdade. Não dá para suportar", reclama. Dono de uma loja de joias na QSA 1, ele conta que as vendas caíram bastante. "Os clientes não aguentam ficar dentro dos estabelecimentos por muito tempo", afirma.

O secretário-geral da Caesb, José Lopes, garantiu que outro filtro deverá ser instalado em Taguatinga em, no máximo, dez dias. A medida, de acordo com Lopes, deverá ser suficiente para resolver o problema. A assessoria de comunicação do órgão disse ainda que uma equipe vai ao local na noite desta terça-feira (30/3) para verificar a situação.