Cidades

Caderno do Correio em homenagem aos 51 anos de Brasília terá fotos em 3D

postado em 31/03/2011 10:07
Este ano, Brasília completará o 51; aniversário de fundação. A cidade ; erguida em apenas quatro anos ; ainda hoje desperta os olhares curiosos dos visitantes e também dos moradores, que a cada dia descobrem peculiaridades. Tanto interesse está relacionado também à imponência dos monumentos e edifícios, na maior parte projetados por Oscar Niemeyer, que deram reconhecimento e uma cara para Brasília. Em 21 de abril, as fotos desses pontos turísticos ganharão vida que vão além da experiência das duas dimensões. O Correio Braziliense vai lançar um caderno especial em comemoração ao aniversário da cidade com imagens dos principais monumentos e prédios em 3D. E quem vai ajudar a escolhê-los é o leitor.

[SAIBAMAIS]São mais de 20 opções de fotos dos principais pontos turísticos da capital, que, após a votação, vão ganhar tratamento especial para que se tornem tridimensionais. A votação é simples. Basta entrar no site do Correio (http://www.correiobraziliense.com.br) e procurar pela área de opinião, próxima ao fim da página. Clique na enquete com a pergunta: ;Qual ponto turístico de Brasília é a cara da cidade?;.

É possível escolher apenas uma opção por dia. A sua opinião também é importante. Além de votar nas fotos, você está convidado a comentar pelo campo de comentários do site do Correio ou pelo e-mail leitor.df@dabr.com.br. Diga o que ama na cidade, conte sua história e porque escolheu determinado ponto como o preferido.

Para a professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) Sylvia Ficher, a escolha vai ser difícil. ;Acredito que a disputa vai ficar entre a Catedral, o Palácio da Alvorada, o Itamaraty e o Congresso Nacional. A Ponte JK também tem muita presença na cidade. Ela foi muito bem recebida e agrada a todos. Trouxe um novo símbolo para Brasília. É mais uma marca da cidade;, explica.

A escolha da professora é o Palácio da Alvorada. De acordo com Ficher, a atual casa da presidente Dilma Rousseff é a mais representativa de Brasília. ;É uma obra tão característica e inovadora para a época que os outros palácios e prédios foram feitos em decorrência dele. A arquitetura do mundo inteiro pode ser dividida antes e depois do Alvorada. É uma espécie de DNA das edificações da cidade;, explica a professora. O prazo para votação termina em 4 de abril. Além da participação popular, arquitetos, urbanistas e artistas locais também vão votar na obra arquitetônica que melhor representa a cidade.

Com experiência de sete anos tirando fotos de Brasília e do cotidiano da Câmara dos Deputados em 3D, o fotógrafo Luiz Alves fica dividido quando é preciso escolher uma das faces da capital como preferida. ;Brasília muda a cada dia. Amanhã, se eu estiver no morro do Paranoá e olhar para cidade, ela vai estar diferente, não tem um cotidiano. Para falar de monumentos edifícios é difícil. Eu acho interessante o Ministério da Justiça. O pombal da Praça dos Três Poderes, a Torre de TV com a nova fonte e a Legião da Boa Vontade são locais para ótimas fotos em tridimensionais;, explica Alves. O fotógrafo gosta tanto das belas imagens do Planalto Central que, no ano passado, realizou uma mostra com fotos em três dimensões.

Catedral e Planalto
A Catedral de Brasília é a escolha do poeta Nicolas Behr, morador desde 1974 da capital. ;É por conta da originalidade. A catedral tem vários elementos únicos. Aquele túnel é a passagem do nosso mundo para o mundo simbólico e espiritual. Ele é escuro para dar uma sensação de passagem, quando você entra tem aquela luz. Toda vez que vou lá me emociono;, revela. A perfeição das linhas e dos elementos dispostos na monumento também chamam a atenção do poeta. ;É coisa de gênio. Ali muitas coisas se fundiram para causar um espanto no espectador, um deslumbramento com essa forma das mãos, os evangelistas, os quatro sinos. Ela é perfeita!”, afirma.

O fotógrafo Luiz Humberto, carioca e morador da capital há 50 anos, acredita em um empate entre o Itamaraty e o Palácio do Planalto. ;O Palácio porque o desenho de Oscar Niemeyer surge numa época em que não tinha nada parecido. Foi uma proposta totalmente nova. E o Itamaraty pela mesma razão e por ter sido uma das obras mais bem acabadas;, explica. De acordo com o fotógrafo, o olhar pelas obras arquitetônicas é feito como morador e não como profissional. ;Eu não vejo como fotógrafo, mas sim como pessoa que mora na cidade há quase 50 anos. A proposta do Palácio, por exemplo, é inteiramente nova e surpreendente. Ela permanece moderna até hoje;, ressalta.

Desta vez, a comemoração não ficará restrita ao 21 de abril. A festa ; que vai custar R$ 1 milhão aos cofres públicos ; começa em 15 de abril e segue até 1; de maio. Mais modesto que no ano passado, o aniversário da cidade vai contar com 150 atrações locais que contemplarão cerca de 1,2 mil artistas da cidade. A Esplanada deve continuar como palco central da festa. No entanto, Gama, Planaltina, Vila Planalto, Taguatinga, Candangolândia e Núcleo Bandeirante também receberão parte de eventos. As comemorações também contarão com a presença de artistas nacionais. Para isso, a Secretaria de Cultura e o GDF estão buscando parcerias, convênios e patrocínios para trazer cantores e grupos.

O primeiro passo para a construção da festa é o lançamento, pela Secretaria de Cultura, do ;Edital de Chamamento Público; para a seleção de shows musicais, espetáculos de teatro, dança e circo. As inscrições estão abertas até 6 de abril. Poderão participar do processo seletivo músicos, bandas, grupos de teatro, hip-hop, circo e cultura popular com residência comprovada no Distrito Federal. As propostas serão avaliadas por duas comissões especializadas, compostas por três membros convidados da Secretaria de Cultura. O resultado saiem 11 de abril e pode ser conferido no site da Secretaria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação