Cidades

Delegacia de Águas Lindas registra nove homicídios em quatro dias

A maioria dos crimes tem relação com o tráfico de drogas. Polícia julga a quantidade de mortes em tão pouco tempo como coincidência

Roberta Machado
postado em 02/04/2011 08:50
Em apenas quatro dias, a delegacia de Águas Lindas registrou nove mortes no município goiano distante 44 quilômetros de Brasília. As investigações das mortes ; há casos de pessoas baleadas, esfaqueadas e um atropelamento em investigação ; apontam para acertos de contas entre bandidos. A maioria dos crimes tem relação com o tráfico de drogas. Houve até agora apenas uma prisão.

O delegado do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) de Águas Lindas, Hylo Marques Pereira, disse que a cidade é prejudicada pela ação de 15 pontos mapeados de tráfico de drogas. É nas imediações desses locais que, segundo ele, ocorre boa parte das ocorrências. Além das disputas de traficantes por territórios, o investigador apontou o efeito do álcool no comportamento violento dos habitantes da região, nem sempre controlado pela polícia. ;Aqui, há a necessidade urgente de voltar a funcionar a lei seca, uma norma que fechasse bares e botequins mais cedo. Assim, tiraríamos o local de encontro desses bandidos;, defendeu.

O cliente de um posto de gasolina de Águas Lindas acabou morto por assaltantes. A vítima falava ao telefone antes de ser baleada na cabeçaAinda assim, Pereira acredita que a quantidade de mortes na mesma semana é uma coincidência. ;Foram fatos isolados, sem relação um com o outro. Um grupo de extermínio age com fins específicos e não é isso que está ocorrendo;, garantiu. De acordo com ele, embora apenas um assassino esteja detido, as investigações dos crimes estão adiantadas. ;Assim que decretarmos as prisões, ao menos metade dos autores estará na cadeia.;

A conta de nove mortes teve início na tarde da última terça-feira, quando o corpo de Juliana de Souza, 21 anos, foi encontrado dentro de uma fossa, na Quadra 27. A jovem, usuária de crack, estava desaparecida havia cinco dias. Embora o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Luziânia (GO) não tenha sido concluído, o boletim policial aponta que o corpo da vítima apresentava sinais de violência.

No mesmo dia, Valdivino Lourenço dos Santos, 47 anos, foi esfaqueado por um colega por causa de uma dívida de R$ 20. Rogério Martins Ferreira, 33 anos, irritou-se depois que Valdivino lhe cobrou o dinheiro da venda de uma televisão e matou o homem a facadas. Rogério está preso e vai responder por homicídio.

A noite da terça-feira registrou mais três mortes. Um traficante de 17 anos acabou baleado por dois homens no Setor América II, em um ponto conhecido de tráfico de drogas. Os assassinos, identificados como Marcelo Pereira e outro apenas como Neris, ambos de 25 anos, foram mortos em seguida. Segundo informações do Ciops de Águas Lindas, os disparos podem ter sido efetuados por colegas do adolescente assassinado no mesmo dia.

;Mão de Deus;
A violência continuou por volta das 19h de quinta-feira, quando um posto de gasolina localizado no Km 7 da BR-070 foi assaltado. Os três homens renderam dois frentistas e levaram os R$ 250 que havia no caixa do estabelecimento, roubado outras duas vezes no mesmo mês. No momento que os assaltantes preparavam a fuga, um dos criminosos notou a presença de um homem ao telefone: Isael dos Santos Souza, 28 anos. Antes que pudesse escapar da mira dos bandidos, acabou baleado na cabeça. Os três assaltantes fugiram.

O gerente do posto, Claudionor de Souza, contou que se acostumou aos constantes crimes da região. ;Aqui, é o local onde os caras se escondem depois de aprontar no DF. A gente se sente na mão de Deus;, lamentou. Depois do crime, o medo predomina entre os frentistas. ;Eu sempre tive vontade de ser frentista, mas agora não tenho mais;, disse um deles. ;Aqui, é muito violento. Há dois dias, morreram duas vizinhas minhas. Na minha rua, estamos acostumados a ver de tudo;, lamentou.

Na madrugada de ontem, um acerto de contas fez a sétima e a oitava vítimas da semana. Heberson Rodrigues de Souza Santos, 19 anos, e outro homem ainda não identificado foram executados às 2h30 de sexta-feira na Quadra 33, no bairro Pérola I. Uma terceira vítima, Thiago Dias Soares, 24 anos, sobreviveu ao tiro que sofreu na cabeça. Encontra-se em estado grave no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com a bala alojada no crânio. A última morte da semana foi o atropelamento de uma mulher que participava de uma discussão no bairro Jardim dos Pinheiros. Ainda não há a identificação do motorista. A polícia também não sabe se houve a intenção de matar a vítima.

Insuficiente
Águas Lindas tem hoje cerca de 300 mil habitantes, mas o efetivo policial não é proporcional ao tamanho da população. Hoje, apenas cerca de 45 agentes são responsáveis pela segurança da cidade. A média é de um policial para cada 6,6 mil cidadãos, quando deveria ser de um agente para cada mil. Entre eles, são apenas três policiais civis destacados para solucionar homicídios. O presídio de Águas Lindas tem o dobro do número de presos máximo permitido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação