Cidades

Avenida Comercial Sul de Taguatinga é isolada por risco de explosão

postado em 04/04/2011 11:02
A Defesa Civil isolou, na madrugada desta segunda-feira (4/4), a Avenida Comercial Sul de Taguatinga. A interdição aconteceu após uma denúncia de um morador da região que reclamava de mau cheiro. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local para fazer uma medição dos níveis de inflamabilidade do gás butano liberado pelo esgoto e o resultado indicou risco moderado. Por prevenção, toda a área entre a loja Polyelle e o Alameda Shopping, além do cruzamento com a QSA1, está com o trânsito interrompido.

Cerca de 30 agentes da PM e dos bombeiros, além de funcionários da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito (Detran) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) já providenciaram uma solução para o problema. Sete bueiros serão abertos para aumentar a circulação de ar, diminuir a pressão do gás e reduzir o risco de explosão. Os bombeiros já se preveniram para essa possibilidade e enviaram uma viatura de combate a incêndio carregada com seis mil litros de água.

Todas as lojas no trecho isolado estão fechadas, mas os prédios da região não foram evacuados. Além dos carros, pedestres também estão proibidos de circularem pela área, mas, vários curiosos acompanham os procedimentos nos limites de segurança impostos pelos policiais.

Funcionários de diferentes órgãos discutiam a respeito do novo resultado e decidiram manter o alerta do risco de explosão. A Caesb faz a intervenção das tubulações de esgoto com o filtro biológico que tem o objetivo de reduzir a emissão de butano, mas, apesar dos esforços, o mau cheiro no local continua forte.

A primeira medição feita no ponto mais crítico, em frente à Paris Jóias e Folheados, registrou 384 pontos, sendo que o limite seguro é de 100. Acima disto, há risco de explosão. Já na segunda medição, feita às 13h10, foram 270 pontos. A última registrou um nível dentro dos limites de segurança, mas não foi divulgado pelos bombeiros. Novas averiguações estão sendo feitas na rua abaixo à Avenida Comercial

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação