postado em 05/04/2011 21:04
Um novo acordo entre a Secretaria de Educação e o Metrô-DF permitirá que estudantes da rede pública recarreguem os cartões de passe livre nas próprias escolas. A medida foi anunciada após uma reunião entre o secretário em exercício da pasta, Erasto Fortes, e o diretor financeiro e comercial do Metrô, Nilson Martorelli, na tarde desta terça-feira (5/4).A mudança será possível pois o Metrô vai substituir, até 1; de maio, os documentos de acesso ao transporte por cartões magnéticos. De acordo com Martorelli, os novos passaportes serão dotados de chips e vão contar com foto e nome dos usuários e, futuramente, no caso dos alunos, poderão trazer também a matrícula dos estudantes. ;Isso facilita o processo atual, porque, em vez de enfrentar uma fila para entregar a frequência escolar e outra para carregar o cartão, o aluno pega uma única e no próprio colégio onde estuda;, explica.
O diretor afirma, ainda, que o serviço funcionará integralmente pelo computador e não vai gerar gastos na implantação. ;A Secretaria de Educação acabará economizando, já que perde menos tempo e não gasta com tinta e papel na impressão das frequências escolares, por exemplo;, destaca. A distribuição dos novos cartões começou em fevereiro e contemplou seis estações: Galeria, Águas Claras, Guará, Terminal Ceilândia, Ceilândia Centro e Terminal Samambaia.
[SAIBAMAIS]O novo sistema também prevê a integração com outros serviços de transporte, como ônibus, Veículo Leve sobre Pneus (VLP) e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Segundo a assessoria da Secretaria de Educação, o software está sendo desenvolvido por técnicos do Metrô e deverá estar instalado nas escolas até o fim de abril.
Substituição
De acordo com a assessoria do Metrô, a troca de cartões deverá ser efetuada por todos os usuários. A partir de 22 de abril o sistema não vai mais reconhecer os documentos antigos.
Para evitar filas na hora da troca, os portadores do cartão do estudante e do cartão múltiplo devem acessar o da empresa e clicar no selo do cartão correspondente. Um horário será agendado para o usuário comparecer a uma das estações do metrô.