Cidades

Água do Distrito Federal é boa para beber direto da torneira, diz Caesb

Líquido consumido no Distrito Federal tem excelente qualidade e, segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), pode ser ingerido direto da torneira. Especialistas alertam para cuidados na limpeza da caixa d'água e de tubulações

postado em 10/04/2011 08:00
Os irmãos David e Tatiane, moradores da Vila Planalto, confiam na qualidade da água e bebem diretamente na mangueira: para especialistas, no entanto, é melhor usar purificadores
Beber água diretamente da torneira não é uma prática muito comum no Distrito Federal. Contudo, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), responsável pelo fornecimento na capital do país, garante que esse tipo de consumo pode acontecer sem causar prejuízos à saúde do brasiliense. O chefe da Unidade de Informação e Monitoramento de Recursos Hídricos da empresa, Fernando Starling, vai além. Ele acredita ser necessário investir em campanhas de conscientização no intuito de incentivar a população a criar esse hábito. ;Ninguém melhor do que o morador de Brasília para começar a fazer isso. Temos a melhor água bruta do Brasil, nosso recursos hídricos são muito bem protegidos;, afirma.

Os padrões seguidos pela Caesb respeitam regras rígidas exigidas pela Portaria n; 518/2004 do Ministério da Saúde, que estabelece, entre outras coisas, os procedimentos e as responsabilidades relativos ao controle e à vigilância da qualidade da água para o consumo humano. Para tanto, a companhia promove o controle da água desde a captação, passando por todo o processo de tratamento até a chegada à residência do cliente.

O professor do Instituto de Geociência da Universidade de Brasília (UnB), Geraldo Boaventura, pondera que muitos pontos no DF não recebem água da Caesb. Assim, moradores dessas localidades não podem, em hipótese alguma, beber o líquido sem alguns cuidados. ;A Caesb realmente entrega uma água de boa qualidade. O brasiliense pode ficar despreocupado quanto a isso, pois ela é boa na origem e não precisa de muito tratamento. Mas, em um prédio muito antigo, com caixa d;água e tubulações muito velhas que não passam por manutenção, isso não pode acontecer, uma vez que a qualidade tem chance de ser alterada;, acrescenta.

O nautimodelista Leonel Biana Heidk, 46 anos, não tem preocupação de beber a água vinda da mangueira de casa, na Vila Planalto. ;Ela é tratada, não tem por que duvidar da qualidade do fornecimento. Pagamos pelo serviço, portanto, acredito que ele esteja sendo bem feito;, explica. ;Não tem gosto ruim nem cor. É tranquila de se beber;, reforça.

Qualidade
O Laboratório Central da Caesb, responsável pelo monitoramento diário da qualidade da água, faz coleta de amostras em pontos estratégicos da rede de distribuição e analisa os produtos químicos utilizados no tratamento a fim de verificar se os insumos encontram-se dentro das características necessárias. Também são realizadas periodicamente aferições de qualidade no Laboratório de Geoquímica da UnB, comandado por Geraldo Boaventura. Esse tipo de trabalho vem sendo desenvolvido pelo professor há mais de 10 anos.

Neste ano, a Caesb realizou cerca de 10 mil análises por mês. Até o fim do ano, a empresa pretende chegar a 12 mil. Em 2010, foram coletadas amostras semanais em 300 pontos da rede de distribuição, que totalizaram cerca de 6.650 avaliações mensais. Os parâmetros verificados incluem, entre outras coisas, cor da água, turbidez e coliformes fecais. Sempre que as amostras colhidas na rede de distribuição apresentam resultados fora dos limites estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde, ações corretivas são desenvolvidas imediatamente objetivando o atendimento aos padrões exigidos.


Leonel, morador da Vila Planalto, não duvida da qualidade da água que chega à casa dele

Desconfiança
Apesar de a família ter o hábito de consumir água da torneira, a estudante Fabiana Vieira Ricardo, 18 anos, se diz desconfiada quanto à qualidade do tratamento no DF. Segundo ela, quando falta água na residência, localizada na Vila Planalto, o líquido volta com coloração diferente. ;Ela não é boa, tem cloro. Não daria para o meu filho beber;, comenta. ;Evito consumir, pois, muitas vezes, a água vem preta, com mau cheiro;, conclui. Ao contrário dela, os irmãos David, 14 anos, e Tatiane, 11, nem se preocupam em tomá-la.

O professor Geraldo Boaventura alerta que os filtros comuns não são soluções para o problema da qualidade da água. ;Eles servem para reter partículas suspensas, não são purificadores. Isso tem que ser compreendido pela população;, justifica. ;Eu, por exemplo, moro em casa e tem um ponto, após o hidrômetro, de onde vem a água diretamente da Caesb. Essa, não tenho restrição em beber. Em apartamentos, esse ponto não é acessível aos condôminos. Nesses casos, principalmente, é recomendável fazer a manutenção do sistema de armazenamento e tubulação para que a má qualidade desses equipamentos não comprometa a qualidade. Prédios novos não têm muitos problemas;, reitera.

Serviço
A Caesb recomenda ao consumidor que limpe e desinfete a caixa d;água em média de seis em seis meses, para manter a qualidade da água fornecida para consumo humano.

Trabalho manual
O nautimodelismo consiste na construção de maquetes navais e de miniaturas de barcos, navios, lanchas e veleiros radiocontrolados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação