Cidades

Em menos de uma hora, chuva forte derrubou árvores e inundou áreas do DF

Flávia Maia
postado em 10/04/2011 21:31
A chuva intensa de 1h30min neste domingo (10/4) aliado aos ventos de até 35km/h e o granizo em algumas regiões causaram estragos em vários pontos do Distrito Federal. Os serviços de energia elétrica, internet e a telefonia chegaram a ser interrompidos em alguns pontos. Na Asa Norte faltou energia duas vezes durante o dia e no Sudoeste e Park Way os moradores ficaram sem luz por, no mínimo, quatro horas.

Quem passava pelo eixão e eixinho norte via árvores tombadas desde a raiz caídas nas pistas. Na entrada das quadras 107 e 307, uma árvore tombou e impediu o acesso. A situação se complicou também no fim da W3 Norte, na pista entre o supermercado Extra e o Carrefour, no Setor Terminal Norte. Vários carros ficaram boiando na área alagada e motoristas perderam o controle da direção.

Na EPTG, o trânsito não chegou a ser prejudicado, mas os motoristas precisavam dirigir com cautela por causa das poças d;água. Na entrada de Vicente Pires, no viaduto de acesso a Águas Claras, a correnteza gerada pela chuva da hora do almoço se manteve com a continuação do temporal no início da noite. Mesmo assim, os carros continuavam passando.

A tesourinha que dá acesso as quadras 209 e 409 Norte ficou completamente alagada e os carros não conseguiam passar, dos que tentaram, um corsa preto pifou e travou a pista. Para evitar que mais motoristas tentassem entrar na tesourinha, os moradores colocaram restos de árvores caídas.

Na 107 Norte uma árvore caiu em cima de um parquinho e nenhuma criança foi ferida. Na 411 norte, três árvores caíram, duas em frente ao bloco K e uma em frente ao L, quatro carros foram atingidos.

Aeroporto
Por volta das 18h30, faltou luz em toda a região próxima ao aeroporto. Isso inclui a via de acesso do balão do aeroporto até o terminal principal e o terminal 2. Os hangares também estão sem luz e todas as instalações do aeroporto estavam funcionando a base de gerador. A falta de energia não atrapalhou os voos e , segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB) o motivo da escuridão foi o estouro de um transformador. Por volta das 20h, os danos foram solucionados e a energia voltou na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação