Cidades

Comemorações dos 51 anos de Brasília prometem reunir grande público

postado em 14/04/2011 08:17
Às vésperas da chegada do aniversário de 51 anos de Brasília, os preparativos para a festa estão intensificados. A capital vai sediar eventos que prometem agradar a todos os gostos. Música e esporte dominarão as atividades, principalmente porque Brasília é candidata à sede da abertura dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Ainda que o calendário das atrações não esteja confirmado, a expectativa é que pelo menos 150 atrações locais animem a comemoração, ao lado de estrelas nacionais. A celebração receberá R$ 7 milhões dos cofres do GDF e R$ 2 milhões da iniciativa privada. A organização é responsabilidade de sete secretarias.

O público deve comparecer em peso aos shows das estrelas musicais nacionais e da cidade que subirão ao palco nos dias 20 e 21 próximos. Estão previstos espetáculos com a dupla César Menotti e Fabiano, Martinho da Vila, Plebe Rude, Móveis Coloniais de Acaju e Raimundos. A Secretaria de Cultura divulga hoje a relação das bandas distritais que passaram por seleção prévia.

A partir das 15h, a programação definitiva estará no hotsite criado para celebrar os 51 anos da capital. Desenvolvido pelo Núcleo de Novas Mídias e Redes Sociais, da Secretaria de Comunicação, o hotsite fica no ar até o dia 30 e propõe maior nível de interação com a população. Moradores e apaixonados por Brasília poderão enviar fotos e depoimentos sobre a cidade. ;Brasília é a cidade com o maior acesso à internet no país. Nossa intenção é criar mecanismos para que as pessoas possam participar cada vez mais das decisões da cidade;, explica Débora Cruz, coordenadora do núcleo. A página comporta ainda seções com a história da construção contada por imagens e documentos do Arquivo Público e também narradas por Ernesto Silva, médico e pioneiro importante no crescimento e desenvolvimento da nova capital. ;Queremos disponibilizar esse material para as escolas. Nosso objetivo é democratizar as informações;, completa Cruz.

O coração da festa é tradicionalmente montado na Esplanada dos Ministérios, onde 10 setores serão construídos: Arena, Palco Cidades, Palco eletrônico, Palco Festas de Brasília, Palco Juventude, Palco Praça de alimentação, Palco principal, Performances, Tenda Circo e Tenda História. Cada um deles pretende atender a públicos e a interesses diferentes e terá atividades durante todo o dia do aniversário (veja quadro). Desde o início do mês, não só a Esplanada dos Ministérios, mas as cidades históricas de Gama, Planaltina, Vila Planalto, Taguatinga, Vila Telebrasília, Granja do Torto e Núcleo Bandeirante trabalham em eventos comemorativos.

Copa do Mundo
Na tentativa de turbinar a candidatura de Brasília para sediar a abertura da Copa de 2014, foi montada uma grade com diversos encontros de futebol ; incluindo a participação do governador Agnelo Queiroz em um jogo com um time formado por autoridades do GDF e outro de artistas, capitaneado pelo cantor Gabriel O Pensador. A Arena, com capacidade para 25 mil pessoas, receberá competições entre as 9h e as 18h do dia 21. As partidas começam com a ;Copinha do Mundo;, que terá 16 equipes infantis de escolas do DF. A seleção feminina de futebol de Brasília enfrenta o time de mulheres de diversas etnias indígenas. O jogo final será uma disputa dos craques: Zico, Andrade, Adílio, Claudio Adão, Viola, Paulo César Caju, Leandro, Paulo Roberto, Túlio Maravilha, Paulo Isidoro, Eder, Zenon, Romerito, Paulo Victor, Luisinho, Batista, Dabogerto e João Paulo. Um dos técnicos convidados, ao lado de Dino Sani, é Pepe, considerado o ;canhão da vila;, o maior artilheiro do Santos, bicampeão da Copa em 1958 e 1962.

Seleção
O resultado do edital de seleção dos artistas locais saiu no dia 11 e contemplou músicos, grupos de teatro, hip-hop, circo e cultura popular com residência comprovada no DF. As propostas foram avaliadas por duas comissões compostas por três membros convidados da Secretaria de Cultura. O anúncio da programação será feito hoje. O hotsite da Secretaria é: brasilia51anos.df.gov.br.

Quem faz os shows
Apresentações previstas para os palcos da Esplanada dos Ministérios

Dia 20, quarta-feira

; Palco principal
A partir das 20h: César Menotti e Fabiano, Móveis Coloniais de Acaju, Monobloco e artistas locais. A ordem dos shows não está definida.

; Palco Praça de alimentação
A partir das 20h: Shows de conjuntos de chorinho, samba e jazz.

Dia 21, quinta-feira

; Palco principal
A partir das 16h30: Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional com convidados (Hamilton de Holanda, Eduardo Rangel, Célia Porto e Rênio Quintas), Plebe Rude e Orquestra Sinfônica com Martinho da Vila, apresentando o Concerto negro, de Leonardo Bruno. Horários não definidos.

; Praça das Crianças
A partir das 10h: Teatro infantil, teatro de bonecos, pula-pula,
brinquedos e pintura de rosto.

; Praça da Juventude
A partir das 10h: Grafitagem ao vivo, duas rampas de skate e shows com as bandas In Natura, Raimundos e o rapper GOG . Ele a cantora Ellen Oléria serão mestres de cerimônia.

; Praça das Cidades
A partir das 10h: Artistas de cada uma das 30 regiões
administrativas do Distrito Federal, com 10 horas de shows.
O local terá praça representando a gastronomia do DF.

; Praça do Complexo Cultural da República
A partir das 10h: Festival com projeções na cúpula do Museu Honestino Guimarães e tendas de música eletrônica programadas para o fim do dia.

; Praça da Diversidade Religiosa
A partir das 10h: Shows e celebrações de diferentes religiões.

; Eventos esportivos
A partir das 8h: 5; Maratona Brasília de Revezamento.

; A partir das 9h, na Arena
9h20: Final da Copinha do Mundo 10h45: Seleção de Brasília feminina X Seleção de Etnias Indígenas 14h: GDF X Time de artistas 15h45: Jogo da seleção de craques.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação