Após diagnosticar as principais carências do transporte público de Planaltina e monitorar os 200 ônibus que atendem a região, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) instalou, nesta quinta-feira (14/4), o Comitê de Transportes da cidade, o primeiro do DF. De acordo com a assessoria do governo, o órgão deverá fiscalizar permanentemente a qualidade do serviço prestado e apresentar propostas para melhorá-lo.
Representantes de diferentes segmentos sociais, como estudantes, comerciantes, idosos e rodoviários formarão a equipe da comissão, que será presidida pelo administrador Regional Nilvan Pereira de Vasconcelos. Entre as obrigações está verificar o estado de conservação dos veículos, o cumprimento dos itinerários e a pontualidade dos ônibus.
O diretor-geral do DFTRans, Marco Antônio Campanella, revelou a intenção de estender o comitê para outras cidades do DF. Segundo Campanella, Planaltina foi a primeira cidade a receber o órgão por liberar as reclamações em relação ao sistema de transporte. A assessoria do GDF informou, ainda, que Brazlândia deverá ser o próximo município a receber o Comitê de Transportes.