postado em 15/04/2011 18:37
Um dos principais monumentos da Capital Federal, a Ponte JK passará por uma operação de limpeza neste domingo (17/4). Cerca de 100 servidores vão trabalhar durante todo o dia para restaurar o branco original dos três arcos, construídos em 2002. A ação encerra a Operação Casa Arrumada, que se comprometeu a renovar a cara de Brasília nos primeiros três meses do novo governo.No domingo (17), o acesso à ponte será interditado às 2h, nos dois sentidos, e liberado novamente às 18h. Para a limpeza, serão utilizados três caminhões-pipa, cada um com capacidade de 10 mil litros. A Novacap disse não ter previsão do total de água a ser utilizado. Além da Secretaria de Obras do Distrito Federal e da Novacap, servidores do Departamento de Trânsito (Detran), do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) devem participar do trabalho.
[SAIBAMAIS]Testes durou duas horas
No último dia 3, a Novacap foi à Ponte JK testar os materiais que seriam usados na limpeza dos arcos. A interdição, prevista para durar nove horas, não passou de duas. Segundo a assessoria da Secretaria de Obras, os testes tiveram êxito e resultaram no método que será utilizado no resto da ponte.
Perguntada sobre a periodicidade do processo de limpeza, a Novacap não quis se pronunciar. A companhia também não informou se outros monumentos da capital receberão o tratamento.