postado em 15/04/2011 21:26
Policiais militares começaram, nesta sexta-feira (15/4) a patrulhar o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitchek em Brasília. A ação, integrada às polícias civil e federal, pretende reforçar a segurança dos passageiros que embarcam e desembarcam no terminal, já de olho na programação esportiva dos próximos anos.A atuação dos PMs será coordenada pelo Grupamento Especializado de Policiamento Turístico (GEPTur), subdivisão do 5; Batalhão de Polícia Militar (Lago Sul) criada em 2000. Atualmente, o grupo atua em pontos turísticos específicos como a Praça dos Três Poderes, a Catedral e os setores hoteleiros, mas a ideia é expandir essa cobertura.
"Estamos trabalhando com equipe reduzida. São 12 policiais especializados e 80 vindos de outros grupamentos", pondera a sargento do GEPTur e relações-públicas do 5; BPM, Kathia Gomes. Para sanar o problema, cinco cursos de especialização serão realizados ainda neste ano. "Queremos fechar o ano com 100 PMs no grupamento, e dar continuidade ao projeto nos anos seguintes", conta.
Com a mudança, a guarda militar no aeroporto passa a ser fixa, 24 horas por dia. Além dos balcões de informações localizados nos pisos superior e inferior, o sistema contará com policiamento móvel no estacionamento interno e arredores do prédio. Cães farejadores ajudarão na procura de drogas e mercadorias ilegais.
"Os policiais que passaram pelo treinamento falam dois ou mais idiomas, e estão aptos a ajudar turistas vindos de outros países", ressalta a sargento Kathia. Para a Copa das Confederações, em 2013, ela espera que cerca de 300 PMs sejam treinados e capacitados a integrar o GEPTur.