postado em 16/04/2011 08:00
Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) prejudicados pelos estragos da forte chuva do último domingo, que destruiu salas de aula e laboratórios da instituição, poderão assistir às aulas no Clube do Servidor, localizado no Setor de Clubes Norte, próximo ao câmpus Darcy Ribeiro. A decisão foi tomada em reunião na tarde de ontem com representantes da bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional, o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, e reitor da universidade, José Geraldo de Sousa Junior. A mudança deve ocorrer na próxima semana com o objetivo de não interromper as atividades acadêmicas. As obras de recuperação das instalações físicas da UnB devem durar entre quatro e seis meses.As aulas na Universidade de Brasília foram retomadas na última quarta-feira, mas alguns professores e alunos ficaram sem espaço para acompanhar as disciplinas. Para minimizar o prejuízo, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) receberam estudantes dos cursos de pós-graduação dos centros atingidos. A Faculdade de Tecnologia e o Instituto de Química também abrigam algumas atividades antes realizadas no anfiteatros atingidos pelo temporal.
No último domingo, a chuva com ventos de até 75km/h e queda de granizo atingiu parte do Instituto Central de Ciências (ICC). O subsolo do Bloco B continua interditado pela Defesa Civil e só deve ser reaberto após um detalhado levantamento e a recuperação dos estragos. Salas, anfiteatros, centros de pós-graduação e muitos centros acadêmicos foram inundados pela água. Os decanatos de Administração e Planejamento e Orçamento estimam que será preciso pelo menos R$ 11,5 milhões para reerguer a estrutura física do prédio atingido.
O grupo de parlamentares do DF já se reuniu com o secretário de Obras do DF, Luiz Pitiman, para pedir a colaboração do órgão na reconstrução da Universidade de Brasília e na revitalização das galerias pluviais de toda a Asa Norte, principal área afetada pelo temporal. Eles pretendem ainda agendar um encontro com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para garantir a liberação de recursos para a recuperar a universidade. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) destaca a existência de recursos no orçamento deste ano e de restos a pagar na previsão de 2010 que podem ser repassados à UnB.