Juliana Boechat
postado em 17/04/2011 12:14
A orla do Lago Sul, próximo à Ponte JK, está de cara nova. Na manhã deste domingo (17/4), o governador Agnelo Queiroz (PT) inaugurou o Centro de Lazer Beira-lago. O antigo terreno baldio deu lugar a um centro de convivência, com calçada para caminhada, parquinho de madeira para as crianças , chafariz e vários bares e restaurantes.Durante a visita do governador e de secretários do GDF, uma roda de capoeira se formou no local e atletas preparavam para praticar kitesurf no Lago Paranoá. "Nossa missão não é só administrar, é cuidar da cidade com carinho. Vamos garantir as boas condições dos pontos turísticos de Brasília. Isso é democrático", defendeu Agnelo.
Esta primeira etapa do Projeto Orla a ser entregue, ainda conta com um diferencial: está próximo a um dos principais cartões postais da cidade, a Ponte JK. Desde as 2h de hoje, o monumento passa por limpeza e, por isso, o tráfego no local ficará interrompido até as 18h.
Funcionários da Novacap, com auxílio do Corpo de Bombeiros, realiza a limpeza do primeiro arco da ponte, no sentido Plano Piloto - Lago Sul. O diretor administrativo da Novacap, André Fortes, acredita que será necessário pelo menos outros três fins de semana para finalizar o trabalho em toda a estrutura. "Não conseguiremos completar o trabalho hoje. Estamos calculando o fim da limpeza de apenas um arco. Mas acreditamos na compreensão da população. Precisamos limpar essa estrutura", disse.
A limpeza faz parte do projeto Casa Arrumada, do GDF, que começou com a limpeza do Buraco do Tatu em um dos primeiros dias do ano. A partir de agora, o trabalho será intensificado para as comemorações do aniversário de 51 anos de Brasília, que será comemorado no próximo dia 21. ""Queremos que os 51 anos sejam orgulho para todos nós que somos apaixonados por Brasília", disse o secretário de Obras, Luiz Pitiman.
Ele garantiu que, até o dia de comemoração, o mato alto de algumas partes do Distrito Federal serão cortados e os lixos, recolhidos. Agnelo explicou que a cidade estava em "abandono completo" e que, após um primeiro mutirão de limpeza, será possível resolver as questões individuais quando houver necessidade.