postado em 18/04/2011 15:29
A Câmara Legislativa do Distrito Federal vai apresentar a exposição ;Brasília, Meio século da Capital do Brasil; a partir de quarta-feira (20/4). A origem e a trajetória da cidade serão reveladas por meio de fotografias, filmes e documentos. Uma maquete de Brasília, com 30 metros quadrados, também fará parte da mostra. A visitação será aberta ao público de 21 de abril a 3 de julho, das 9h às 18h. Durante os fins de semanas e feriados, a exposição terá início às 14h.Para visitar a exposição, um projeto pedagógico pretende levar à Câmara Legislativa 10 mil estudantes de escolas públicas de nível fundamental e médio. Madri foi a primeira cidade a receber a mostra, que chegou em setembro de 2010 e permaneceu por três meses. Lá, recebeu a visita de cerca de 30 mil pessoas. Em seguida, Lisboa recebeu a exposição. Depois do Brasil, o destino é Paris.
De acordo com a curadora Danielle Athayde, a exposição foi montada para comemorar o aniversário de 50 anos de Brasília, em 2010. ;Após seis meses de pesquisas para meu projeto de mestrado, quis levar a história de Brasília para o mundo;, disse Danielle. Os organizadores esperam, no mínimo, 30 mil visitantes durante o tempo de exposição. ;A ideia é aproveitar, novamente, o aniversário da capital do Brasil, e homenagear a cidade;, completou a curadora.
Além dos projetos arquitetônicos e monumentais, a exposição foca Juscelino Kubistcheck, o urbanista Lucio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyes, o paisagista Burle Marx, o artista Athos Bulcão, dentre outros. Há imagens da construção de Brasília, feitas pelos fotógrafos Jean Manzon, Marcel Gautheraut e Mario Fontenelle. A arquitetura da cidade com 50 anos é retratada por Fabio Colombini e imagens aéreas são de João Facó.