Jornal Correio Braziliense

Cidades

Quatro bares da Asa Norte são interditados pelo Ibram devido ao barulho

Fiscais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) fecharam quatro bares da quadra 408 da Asa Norte, nesta quarta-feira (20/4). O motivo é o barulho excessivo registrado pela equipe durante visitas aos locais. Os proprietários só poderão reabrir os estabelecimentos após o pagamento de uma multa no valor de R$ 3 mil, além de assinar um termo onde se comprometem a acabar com o barulho. A Polícia Militar participou da operação.

Os bares Café da Rua 8, Cenário, Meu Bar e Café Senhoritas foram fechados porque já haviam sido autuados pelo menos uma vez anteriormente, segundo o Ibram. Todos têm som mecânico ou ao vivo, o que incomoda os moradores da quadra. Na área residencial, o limite de barulho permitido por lei à noite é de 45 decibéis. Mas, durante a medição dos fiscais do Ibram, eles constataram que o som alcançou 65 decibéis.

Nesta quinta-feira (21/4), os proprietários de bares e restaurantes da 408 Norte se reunirão para discutir soluções para o problema de barulho. Moradores da região comemoraram o fechamento dos estabelecimentos. "Eles fazem muito barulho e incomodam crianças, adultos e idosos que moram aqui", contou uma moradora.

Além dos estabelecimentos da 408 norte, fiscais do Ibram também autuaram os bares Pirata, Espetinho e Barba Gato, todos em Águas Claras. Em Taguatinga, o governo autuou os estabelecimentos Moinho e Adega da Cachaça.