postado em 22/04/2011 17:10
Milhares de pessoas prestigiam a Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, na tarde desta sexta-feira. A mais importante e tradicional encenação da Paixão de Cristo teve início logo após às 16h, mas muitos fiéis ainda estão chegando ao local.
Católico praticante, o governador do DF Agnelo Queiroz prestigia o evento, como faz todos os anos. Ele chegou à Capelinha por volta das 16h40, subiu cerca de 1 quilômetro e parou na estação da Via Sacra onde atores encenavam o julgamento de Jesus.
[SAIBAMAIS]"É um teatro a céu aberto. Uma manifestação que já ultrapassou o caráter religioso e se tornou um evento cultual importante em nível nacional", disse Agnelo. O governador afirmou que quer investir mais na infra-estrutura do evento, o que só não ocorreu este ano por causa da proximidade do aniversário de Brasília e porque pegou um governo em crise.
Agnelo subirá todo o percurso, de 1,5 quilômetros, a pé. Questionado sobre porquê nunca participou da encenação, já que vai ao evento há vários anos, Agnelo respondeu: "Meu negócio é esporte. Só venho prestigiar a manifestação cultural".
Diferente das outras vezes, quando passava quase despercebido pela multidão, Agnelo chegou à Capelinha cercado de seguranças e foi bastante assediado pelo público. Ao cumprimentar as pessoas, ele ouviu felicitações sobre a festa do Aniversário de Brasília.
Diversas autoridades acompanham o governador, entre elas o vice-governador Tadeu Fellippeli; do administrador regional de Planaltina Nilvan Vasconcelos; do coordenador de Assuntos Legislativos Wilmar Lacerda; e do vice-presidente da Câmara, o deputado Dr. Michel. Também prestigiam o evento os secretários de Turismo, Luis Otávio Neves; de Publicidade Institucional, Abimael Nunes; e o secretário particular Bolivar Rocha.
Para garantir a segurança de um público estimado em 200 mil, a Polícia Militar conta com um efetivo de mil homens no local. A operação foi conferida de perto pelo comandante geral da PM coronel Rosback. Outra autoridade policial no Morro da Capelinha é a diretora da Polícia Civil Mailene Alvarenga.
A festa também conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, com 200 soldados e 22 veículos, entre carros e motos. Um helicóptero da corporação sobrevoa o local da encenação.