Cidades

Comitiva do Sudão visita a Caesb um dia após assinar Acordo de Irmandade

postado em 26/04/2011 17:23

Uma comitiva do Sudão visitou a estação de tratamento de água da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), nesta terça-feira (26/4), para conhecer as tecnologias e soluções para abastecimento de água. O governador de Cartum (capital do país africano), Abdulrhman Ahmed Al Khidir, nove membros do governo do estado africano, acompanhados do embaixador do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elaim Awad Elkarins, e de sua comitiva, foram recebidos pelo presidente da Caesb, Célio Biavatti.

O governador e os ministros querem implantar em Cartum um sistema de abastecimento de água com tecnologias semelhantes às utilizadas em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa do vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, Al Khidir afirmou, durante a visita, que o abastecimento de água é fundamental para garantir o crescimento e a melhoria da saúde da população [sudanesa], que ainda carece de atendimento com saneamento básico.

A visita aconteceu um dia após a assinatura de um acordo de intenções e cooperação (Termo de Irmandade). Nesta segunda-feira (25/4), o GDF se reuniu com representantes do Sudão para o definir o acordo, que tem como finalidade estabelecer relações e desenvolver parcerias, principalmente em questões comerciais, de saneamento básico e tecnologia de distribuição de água. Exercendo o cargo de governador em exercício, Tadeu Filippelli representou o GDF no encontro. Assessoria do vice-governador informou que a ideia de fazer o acordo partiu do governo de Cartum.

O governador da capital do Sudão foi à reunião acompanhado do embaixador do Sudão no Brasil e de uma comitiva formada por políticos e empresários do país africano. Propostas em várias áreas de atuação como agricultura, infraestrutura, assistência social, transporte e economia foram apresentadas à equipe do GDF.

De acordo com a assessoria de imprensa do GDF, Al-Khidir tem uma grande preocupação com a fome no Sudão e espera que o acordo não fique apenas no papel. ;Queremos transferir as técnicas de desenvolvimento para o nosso país;, afirmou o governador. Durante o encontro, Arlete Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, colocou-se à disposição para apresentar os programas de assistência social desenvolvidos no DF e que são alinhados aos praticados pelo governo federal, como o Bolsa Família.

Além de Filippelli, estiveram no encontro o Assessor Internacional do DF, Salviano Guimarães, o secretário de Esportes, Célio René, a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio, e outros representantes do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação