postado em 27/04/2011 12:45
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou, no Diário Oficial do DF desta terça-feira (26/4), uma portaria que aprova o regulamento técnico para o fornecimento de complementos nutricionais para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica vinculados ao programa do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).Dessa forma, segundo a portaria, os pacientes que são acompanhados pelos médicos do Hran e fazem parte do programa de cirurgia bariátrica do hospital, serão cadastrados e poderão receber os complementos no ambulatório onde fazem o acompanhamento pós-cirúrgico.
Segundo o Regulamento Técnico, a prescrição ficará a cargo do nutricionista da equipe, que será responsável também pela avaliação nutricional do paciente e definirá as quantidades do complemento a serem utilizadas diariamente. Ainda de acordo com o regulamento, os complementos devem ser utilizados por um período mínimo de um ano, segundo os relatórios dos médicos que acompanham o paciente.
Importância
Para a nutricionista Ana Lou, especialista em cirurgia bariátrica, o acompanhamento e o uso de complementos nutricionais são essenciais para o sucesso do tratamento. ;É preciso acompanhar antes e depois da cirurgia, porque é feita uma reeducação alimentar dos pacientes. As pessoas podem ter deficiência de absorver vitaminas e minerais. Alguns não conseguem absorver cálcio, por exemplo, o que pode causar osteoporose depois;, explica a médica.
De acordo com a nutricionista, o período de um ano após a cirurgia é o mais complicado para o tratamento. ;A perda de peso é mais acentuada, então é o período mais crítico. A absorção fica prejudicada. Quem não tem o acompanhamento pode ficar desnutrido ou perder massa muscular;, afirma a especialista.