Cidades

Nenhum projeto é aprovado no 1º dia de mutirão nas comissões da Câmara

postado em 27/04/2011 17:01
Um acordo fechado entre os deputados distritais na terça-feira (26/4) está movimentando as comissões temáticas da Câmara Legislativa do DF nesta quarta (27/4). Para tentar desengavetar os projetos de autoria dos deputados da Casa, os parlamentares estão fazendo um multirão para cumprir o acordo e votar cerca de 24 projetos. Pelo acordo, seriam apreciados oito projetos em cada um dos três dias de sessão na Câmara, mas já no primeiro dia a meta definida na reunião do Colégio de Líderes não foi cumprida e nenhum projeto foi aprovado no plenário.

A movimentação nas comissões está intensa para levar todas as propostas para o plenário ainda hoje, já que amanhã (28/4) está programada uma reunião da comissão geral sobre a concessão de alvará às entidades religiosas no DF e não haverá votação.

Desde o início do ano, apenas o projeto da deputada Eliana Pedrosa (DEM), que trata da taxa de desembarque na rodoferroviária, foi aprovado. Todas as outras matérias apreciadas pelos parlamentares foi de iniciativa do executivo.

Apesar dos técnicos e assessores legislativos acharem muito difícil a aprecisação de 24 projetos em uma única sessão nesta quarta, a oposição acha que é possivel aprová-los nas comissões e votar todos em bloco ainda hoje. A deputada Celina Leão (PMN/DF) disse que não vai abrir mão de apresentar seu projeto que trata do desconto de 5% no IPVA deste ano.

Segundo ela, o projeto foi aprovado no ano passado, mas não foi colocado em prática em 2011. Celina garantiu que vai tentar aprovar o PL para que o governo conceda os descontos ainda este ano. O líder do governo, Wasny de Roure (PT), chegou a pedir para a parlamentar substituir a proposta e adiar um pouco mais a discussão do tema que é polêmico, sem sucesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação