postado em 28/04/2011 11:35
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) inaugura, às 17h da próxima sexta-feira (29/4), o Fórum Desembargador Otávio Augusto Barbosa, o primeiro fórum sustentável do judiciário brasileiro. O prédio fica localizado no Setor de Administração Municipal (SAM), lote M, próximo ao Tribunal de Contas do DF.De acordo com a assessoria do TJDFT, o edifício, chamado de ;Fórum Verde;, foi disposto no terreno de modo a permitir a retirada mínima da vegetação nativa, além de aproveitar ao máximo a iluminação natural e a ventilação cruzada, o que reduz o uso de luz artificial e de ar-condicionado.
O prédio também possui estação compacta de tratamento de efluentes e captação de águas pluviais, o que permite a reutilização de águas das chuvas e cinzas para uso em descargas, lavagem de pisos e irrigação de jardins. Foram usados na construção metais e sanitários que permitem a economia no consumo de água e toda a madeira utilizada nas paredes divisórias é proveniente de reflorestamento.
Ainda segundo a assessoria do Tribunal, ao todo, foram aplicados 20% de materiais reciclados e 40% de materiais regionais, produzidos em um raio de até 800 quilômetros da obra. Também foi utilizada a gestão sustentável, garantindo que 75% dos resíduos gerados na execução da obra fossem reaproveitados ou reciclados, entre outros conceitos sustentáveis.
O prédio vai abrigar as oito varas de Fazenda Pública do DF e a vara do Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário. O nome do novo Fórum é uma homenagem do Tribunal ao Desembargador Joaquim de Sousa Neto, falecido em junho de 2003 e o terceiro a presidir o TJDFT.