postado em 30/04/2011 08:49
O comércio eletrônico, assim como todas as lojas do varejo, coleciona expectativas sobre as vendas para o Dia das Mães. Na internet, a data também é considerada a segunda maior temporada de compras do ano. Empresas especializadas no e-commerce preveem um aumento de 20% sobre o volume de vendas alcançado no ano passado. Um total de R$ 750 milhões em todo o país. Para conquistar o consumidor, algumas páginas foram montadas exclusivamente para elas. Em alguns dos hotsites, os itens são agrupados por estilo. Há espaço para mães básicas e sofisticadas, passando pelas esportivas e também pelos produtos anunciados por preço, para obedecer aos limites do bolso de cada filho. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e do Turismo do DF (Fecomércio) estima que haverá um incremento de 10% nas vendas nos estabelecimentos físicos da capital federal.Apesar dos problemas de entrega que ocorreram no Natal para as compras pela internet, a intenção das lojas é de que nenhuma mãe passe a data sem ganhar uma lembrancinha por culpa da logística. Para Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, empresa que lida com o desenvolvimento do comércio on-line, ;este é um período de alto pico de vendas e de faturamento. Os empresários virtuais devem estar atentos a esse fato e planejar bem a estrutura de suas lojas para atender aos pedidos;. Segundo ele, a competitividade entre empresas para atrair a atenção dos internautas deve ser o motivador para impulsionar o mercado.
Algumas dicas são válidas para quem não quer se aborrecer, como efetuar a compra com um mínimo de cinco dias úteis de antecedência. Além disso, buscar as marcas e as empresas mais conhecidas, para evitar sites falsos, criados apenas para iludir o consumidor. O ideal é não se aventurar pelas páginas que oferecem preços radicalmente mais baixos. As chances de ser apenas um anúncio de fachada são grandes.
Para não correr o risco de aparecer em casa sem presente, o militar Reinaldo da Cunha, 23 anos, decidiu que vai comprar em uma loja física. ;Ainda não sei qual o presente vou dar para minha mãe. Provavelmente um sapato, por isso não dá para ser na internet. É muito complicado escolher essas coisas de mulher on-line. Tem muito detalhe;, brinca.
De fato, o comércio on-line ainda divide opiniões. As irmãs Joana Darc de Abreu e Silva, de 45 anos, e Juciara de Abreu e Silva Campos, de 51, decidiram fazer as próprias compras, já que os filhos ainda são adolescentes. Para uma, a internet não substitui a vitrine, enquanto para outra não há nada mais prático. ;Eu prefiro vir à loja. Já ouvi falar de muitas coisas que vêm com defeito e depois é difícil de trocar;, diz Joana. Enquanto ela desconfia do sistema, Juciara se entregou ao comércio virtual. ;É mais barato e não precisa sair de casa. Já comprei DVD, eletrodoméstico e nunca tive problemas;, rebate.
Estratégia
O hotsite é uma página na internet criada a partir de uma estratégia de comunicação. Normalmente são lançados para uma data específica, por isso, possuem tempo de vida útil determinado. São ligados a uma série de produtos ou a um determinado assunto que será explorado com mais intensidade que na página da marca. Possuem maior apelo visual e focam em um público específico.
PRESENTES NATALINOS ESTÃO ATRASADOS
Até a primeira quinzena de abril, cerca de 20 mil entregas que deveriam ter sido feitas em dezembro do ano passado em todo o país ainda não haviam chegado ao destino. Na lista de desculpas das empresas, estão críticas a fornecedores, a quem transporta a mercadoria e até para as condições das brasileiras. No Distrito Federal, segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), foram registrados 6.526 atendimentos de clientes insatisfeitos com as compras realizadas tanto na web, quanto em lojas físicas ao longo de 2010. O número é 33,2% maior do que o registrado em 2009.