Cidades

Pelo menos 76 mil brasilienses foram vacinados no primeiro dia de campanha

postado em 01/05/2011 07:30
Tosse, espirros e rouquidão já não vão mais causar a mesma preocupação a pelo menos 76 mil brasilienses. Este era o número de imunizados até sexta-feira pela 13; Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a tão conhecida gripe, equivalente a 24% da meta para o Distrito Federal. Para marcar a mobilização, o Ministério da Saúde promoveu ontem o Dia D, com o objetivo de facilitar o acesso à vacinação para idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes e crianças de seis meses a dois anos. Até o fechamento desta edição, ainda não havia sido divulgado o número de vacinações do sábado. Em todo o DF, 151 postos de vacinação funcionaram.

Em todo país, foram mais de 65 mil postos de vacinação em funcionamento. A meta do Ministério da Saúde é proteger até o fim da campanha, marcado para 13 de maio, pelo menos 80% da população-alvo, quase 260 mil pessoas, diminuindo assim a mortalidade e as internações causadas pela doença. Para isso, foram distribuídas 353.500 doses de vacina contra a influenza.

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1), por pelo menos um ano. Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Sônia Geraldes, a campanha busca atingir os grupos de maior vulnerabilidade para a doença. A médica lembra que a vacina não causa a gripe espontaneamente. ;O que pode ocorrer são sintomas comuns para qualquer vacina, como a moleza e leve coriza;, explica. Apenas alguns casos de reação alérgica podem ocorrer. Pessoas com reação anafilática prévia, alérgicas a ovo de galinha, que apresentaram sintomas graves a doses anteriores e portadores de doenças neurológicas não devem recorrer à imunização. Além disso, quem estiver com febre deve adiar a vacinação.

No DF, todas as salas de vacinação funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Além disso, duas equipes volantes, que atenderão aos pacientes com dificuldade de comparecer aos 92 postos nos dias úteis. Os telefones do Disque Saúde ; 160 ; e do Disque Idoso ; 0800 644 1401 ; estão à disposição para informações e para agendamento de vacinação domiciliar de acamados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação