Cidades

DF será uma das primeiras unidades da federação a implantar nova identidade

postado em 03/05/2011 16:45

O Distrito Federal será uma das primeiras unidades da federação a receber o novo cartão de identidade do brasileiro. A implantação do documento começará em julho deste ano e deverá atingir cerca de 50 mil pessoas em todo o país. Além do DF, moradores dos estados da Bahia e do Rio de Janeiro também inaugurarão o Registro de Identidade Civil (RIC). Cada cédula custará aproximadamente R$ 40.

O Instituto Nacional de Identificação (INI) não soube, porém, informar se os gastos para a troca do documento serão arcados pela população ou pelo governo federal. O projeto apresentado no final do ano passado, entretanto, previa que a emissão do documento, de responsabilidade da Casa da Moeda do Brasil, seria gratuita e bancada pelo Ministério da Justiça.

De acordo com a proposta, o documento trará, além do Registro Geral (RG), informações como o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o Título de Eleitor e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que deveria ter sido implantada em janeiro, foi adiada por problemas com os dados enviados pelos estados. Segundo informações do INI, o envio de fotos em que cidadãos usavam óculos, por exemplo, atrasaram a execução do projeto por não serem adequadas ao novo padrão.

Para a substituição de todos os atuais documentos de identidade pelo RIC, o instituto estima um prazo de nove anos. Por meio da mudança, o órgão espera impedir fraudes e facilitar a vida dos cidadãos na obtenção de benefícios sociais e em contratos privados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação