Cidades

Mirante da Torre de TV continua fechado até a próxima semana

postado em 06/05/2011 08:00
Entulho espalhado em volta da Torre de TV: trabalho de retirada do material não terminou, impedindo o acesso aos elevadores.
O acesso ao mirante da Torre de TV deveria ter sido liberado ontem, mas a Secretaria de Turismo do DF afirmou que ele continuará fechado até a próxima semana. Mesmo depois de sete dias, os trabalhos de retirada de entulho ainda não terminaram e, por isso, as visitas ao local continuarão impedidas. A reportagem do Correio procurou o subsecretário de Infraestrutura de Turismo, Paulo Tarso, mas a assessoria de imprensa disse que ele não daria entrevista. Ontem, quem esteve na antiga feira encontrou muito concreto, vidros quebrados, além de pelo menos duas ratazanas mortas e expostas. Funcionários que trabalhavam na área relataram ter matado pelo menos quatro delas durante todo o dia.

Os roedores foram encontrados embaixo das barracas de lanches. Alguns estavam mortos, mas a maioria foi vista se alimentando dos restos de comida espalhados pelo chão da Torre de TV. ;A gente tentou correr atrás de muitos ratos, mas eles se esconderam nos esgotos. Era cada um maior que o outro;, contou um funcionário, que preferiu não ter seu nome divulgado. De longe, a imagem da Torre de TV nem parecia o monumento projetado por Lucio Costa. A visão era de abandono, com pichação, pintura desgastada, marquises quebradas e piso irregular, além do cheiro de urina na escada de acesso à nova feira.

A retirada da última barraca de ferro também atrasou. Ela deveria ter sido concluída no último domingo, mas apenas ontem o feirante Vando Oliveira, 46 anos, conseguiu remover a antiga estrutura. ;É muita burocracia e eu também deixei para a última hora;, admitiu, animado com a reforma do ponto turístico. ;Acho que daqui pra frente vai ficar melhor para todo mundo;, opinou.

As novas instalações da feira agradaram o público em geral, sobretudo pelo espaço para circulação dos visitantes e turistas. ;Ficou bem mais organizado e limpo. Quando chegamos, ficamos até surpresos com a mudança;, contou a técnica em planejamento Eline Lamar, 41 anos. Ela visitou a nova feira ontem à tarde acompanhada da mãe, Iêda, 80, e da sobrinha Mariana Lamar, 27.

A vendedora de milho e salgados Eunice Sousa, 43 anos, também demonstrou entusiasmo com o aumento do movimento na nova feira. ;Estamos começando agora, mas estou adorando. Aqui está mais higiênico e isso é muito importante para quem manipula alimentos;, elogiou. Eunice, entretanto, destacou a necessidade da instalação de uma cobertura definitiva no local para proteger os clientes do sol e da chuva. Ela ainda cobrou providências da fiscalização para retirar possíveis camelôs interessados em se instalar na área. Segundo Edna, os quase 600 feirantes estão satisfeitos com a transferência, mas querem uma divulgação positiva do espaço para atrair frequentadores.

Para a vendedora de pamonha Edna Silva, 49 anos, as barracas são menores que as antigas e têm menos ventilação. Ela ainda disse ter sentido falta de segurança a fim de evitar o arrombamento de quiosques durante à noite. Na semana passada, alguns deles foram pichados.

Esta é a primeira reforma na feira em 43 anos de existência. As reivindicações de renovação da infraestrutura e modernização de elevadores começaram em 1997, mas nada foi feito além de pinturas ou consertos. A partir do próximo mês, a Secretaria de Obras do DF começará a segunda fase no processo de revitalização do monumento. O local, então, será cercado com tapumes para que seja feita a instalação de escadarias de concreto, de escadas rolantes e a substituição dos elevadores. A estrutura metálica da Torre de TV também será reforçada e vai ganhar ainda uma nova iluminação.

44 anos
A Torre de TV de Brasília foi projetada por Lucio Costa e inaugurada em 1967. Tem 224 metros de altura. Há duas atrações turísticas localizadas junto da sua base ; a tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes. No Salão Panorâmico fica o Museu das Gemas, com acervo de pedras brasileiras. A torre possui ainda um mirante panorâmico a 75 metros de altura, com capacidade para 150 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação