Cidades

Grande volume de chuva e problemas de drenagem causaram inundação na UnB

postado em 06/05/2011 10:45
O relatório da comissão que investigou as causas da inundação na Universidade de Brasília (UnB) aponta que a concentração de chuva em níveis extraordinários, problemas de drenagem na L2 e L3, além da vazão insuficiente no estacionamento do Instituto Central de Ciência (ICC), causaram a destruição no subsolo do minhocão, no dia 10 de abril, informa a assessoria da universidade.

[SAIBAMAIS]Ainda de acordo com a assessoria da UnB, o documento será apresentado em audiência pública na próxima quarta-feira (11), às 9h30, no Auditório 1 do Instituto de Ciências Biológicas (IB). A comissão para avaliar as causas da inundação foi formada por professores da própria universidade, representantes da Caesb, da Novacap e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Eles também apresentaram sugestões de pequenas obras que podem ajudar no escoamento da água.

Por meio da assessoria da UnB, o professor Sérgio Kóide, que presidiu os trabalhos da comissão, disse também que a topografia da área colaborou para a inundação no prédio do ICC. ;A chuva foi excepcional. Além disso, se você olhar para a topografia, há uma convergência que leva a água para o ICC. É preciso mais uma proteção além da obra hidráulica;, avalia o professor.

Entre as obras sugeridas pela comissão estão o aumento no sistema de drenagem na L3, a reavaliação do sistema de drenagem no estacionamento da Faculdade de Tecnologia (FT), um aumento em 10 centímetros nos ramais de ligação das bocas de lobo do ICC e a vedação das aberturas de ventilação dos anfiteatros, entre outras sugestões.

Enxurrada causa prejuízo
No dia de 10 abril, uma forte chuva causou diversos estragos na UnB. A enxurrada começou quando a água invadiu os anfiteatros da ala norte do ICC, pelas frestas de ventilação. A água se acumulou e conseguiu romper as paredes do subsolo do prédio, o que destruiu a UnBTV, o Departamento de Geografia e vários Centros Acadêmicos.

Dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) indicam que houve uma precipitação de 25,8 mm de água em apenas uma hora na Asa Norte, um grande volume em pouco tempo, o que ajudou para a inundação. O decanato de Administração e Planejamento da universidade estima que, apenas em perdas com obras e instalações, os prejuízos para UnB foram de aproximadamente R$ 11 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação