O Diário da Câmara Legislativa publicou, nesta sexta-feira (6/5), o relatório original da Comissão Parlamentar de Inquérito da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan). A publicação do relatório final atende ao parecer da Procuradoria da Casa, com data de 25 de abril. O documento recomenda o indiciamento de 22 pessoas, entre elas os ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda. Além disso, o relatório sugere a suspensão do pagamento das empresas envolvidas no esquema de corrupção, criação de uma nova comissão permanente de fiscalização, rejeição da prestação de contas do governo de 2003 e 2009, e outras recomendações.
A CPI da Codeplan investigou denúncias de corrupção no GDF envolvendo governadores, empresários e distritais. De acordo com o documento, o pagamento de propinas acontecia nas áreas de informática, publicidade, coleta e tratamento de lixo e alcançava outras áreas. O relatório detalha o esquema de corrupção, iniciado em 1999. As informações mostram que a eleição de Roriz, em 2002, e de Arruda, em 2006, foram financiadas por recursos públicos.
Dados da Polícia Federal na operação chamada Caixa de Pandora e contratos administrativos, auditorias, inspetorias e depoimentos estão articulados no relatório final da CPI. Informações do Sistema Integrado de Gestão Governamental também são utilizados no documento, elaborado pelo ex-distrital Paulo Tadeu (PT) e aprovado, por unanimidade, em agosto de 2010. O documento não foi publicado anteriormente porque alguns integrantes da comissão questionaram aspectos formais de tramitação.