postado em 07/05/2011 08:00
Desde estudantes que estão concluindo o ensino fundamental até aqueles que estão em um curso superior podem ter mais oportunidades de cursos e estágios a partir de agora. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) inaugura, na próxima terça-feira, nova sede em Brasília. No futuro endereço, o CIEE vai ampliar a capacidade de atendimento, principalmente ao chamado aprendiz, com mais espaço para oferecer cursos a mais alunos. Além disso, vai restabelecer um programa de alfabetização de jovens e adultos, também nas novas dependências. Só no Distrito Federal, a entidade tem quase 100 mil estudantes cadastrados no banco de dados, à espera de uma chance.
O centro atende jovens a partir de 14 anos em duas frentes principais: oferta de cursos para aprendizes e colocação de estagiários nas empresas de sua área. No primeiro caso, o aluno deve estar cursando os últimos anos do ensino fundamental até o 3; ano do ensino médio. É um programa que habilita em áreas específicas, como comércio, turismo ou informática. Lançado em 2003, o programa Aprendiz Legal vai ser um dos mais beneficiados com a inauguração por demandar uma carga horária de aprendizado prático e outra teórica. Enquanto o prático é realizado em uma empresa, seja privada ou pública, as aulas teóricas são no CIEE.
A antiga sede, no Shopping Pátio Brasil, contava com 18 salas de aula, número que pulou para 30 com o novo prédio. Segundo o gerente de Assuntos Institucionais e Corporativos da organização, Moisés do Espírito Santo Júnior, estava difícil acomodar os aprendizes e era necessário recusar parcerias com algumas empresas por falta de espaço para as aulas teóricas. ;Com a nova sede, todo mundo ganha. De alunos a pais que procuram atendimento.;
Uma turma de aprendizes que estuda administração e trabalha na Companhia Energética de Brasília (CEB) está empolgada com as possibilidades que podem se abrir desde o começo do curso. Isabel Souza Arruda, 15 anos, pretende aumentar o nível de conhecimento para estar preparada para a vida profissional. ;Estou aprendendo muita coisa que eu nem sabia que existia. Quando você entra em uma empresa é que você entende de verdade como funciona.;
Mas os aprendizes já usufruem da nova estrutura, que conta também com um laboratório de informática com 30 computadores, que possibilitará o aumento da oferta de cursos a distância. No DF, 17 mil estudantes fazem estágio por intermédio do CIEE e 2,8 mil estão no programa de aprendiz. Cada programa tem legislação própria e deve ser fiscalizado e ter acompanhamento da escola. Os interessados podem procurar a sede do CIEE (EQSW 304/504, lote 2, Edifício Atrium, Sudoeste) ou se inscrever pelo site www.ciee.org.br.
Serviços grátis
O CIEE foi fundado há 47 anos. É uma organização não governamental (ONG), filantrópica e sem fins lucrativos, que tem como finalidade a inclusão de estudantes no mercado de trabalho. Os jovens não precisam pagar por nenhum serviço. Os programas e demais despesas são pagos com recurso próprio e mantidos pelo empresariado. Está presente em todas as capitais e nas principais cidades do país.