Cidades

Dois departamentos vão ocupar instalações provisórias na UnB

postado em 10/05/2011 06:58
Allan Canuto, aluno de geografia: críticas a gastos desnecessáriosProfessores e alunos dos Departamentos de Geografia e Filosofia da Universidade de Brasília (UnB), atingidos pela forte chuva de 10 de abril, já têm para onde ir. A comissão montada para cuidar da realocação das atividades prejudicadas decidiu e os acadêmicos ocuparão oito salas do Instituto Central de Ciências (ICC) e espaços cedidos pelo Clube do Servidor, localizado no Setor de Clubes Norte. A medida desagrada à maioria dos afetados pelo temporal, mas deve ocorrer entre 10 e 15 dias.

A decisão de ocupar o Clube do Servidor surgiu depois de uma reunião entre representantes da bancada do DF no Congresso Nacional, o ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Adams, e o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior. Um temporal com ventos de até 75km/h e queda de granizo atingiu o Bloco B do subsolo do ICC Norte. A água derrubou portas e paredes e arrastou móveis, equipamentos e documentos. A
Rádio UnB, a UnBTV, anfiteatros, departamentos, centros de pós-graduação, centros acadêmicos e a empresa júnior da administração ficaram destruídos.

Segundo o prefeito do câmpus, Paulo César Marques, as aulas e as secretarias dos departamentos de geografia e filosofia devem permanecer no ICC porque a quantidade de circulação de pessoas é maior. As salas dos professores sairão do ICC. Ele explicou que a mudança depende da formalização do contrato entre a instituição e o clube. ;Precisamos preparar o clube, fazer uma limpeza e recuperar a iluminação. Sabemos que o melhor para os alunos é concentrar tudo em um mesmo lugar, mas isso já não era possível por causa da expansão da universidade;, salientou.

Contrariado com a mudança, o chefe do Departamento de Filosofia, Rodrigo Dantas, indicou que os professores só ocuparão o Clube do Servidor se as salas cedidas no ICC se mostrarem insuficientes. ;Vamos usar um espaço muito inferior do que há quatro anos, quando o departamento era menor. Nossa situação é extremamente precária;, argumentou. ;A UnB vai gastar dinheiro para reformar um espaço que não é dela. Vamos fazer uma assembleia na próxima quarta-feira (amanhã) para decidir o que fazer;, anunciou o estudante do 1; semestre de geografia, Allan Canuto, 23 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação