postado em 10/05/2011 11:09
Os auxiliares de educação do Distrito Federal decidiram fechar o prédio da secretaria de educação e o depósito do SIA, onde está armazenada parte da merenda escolar, nesta terça-feira (10/5), em razão da greve da categoria, iniciada na última segunda-feira (9/5).De acordo com o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do DF (SAE), cerca de 70% das escolas da rede pública já foram atingidas pela greve. Os serviços de administração, limpeza, secretaria, merenda, entre outros, estão suspensos desde segunda-feira.
;O Governo ainda não atendeu às nossas reivindicações. Decidimos em reunião na noite de ontem [segunda-feira] fechar o prédio da secretaria e o depósito do SIA, onde ficam os estoques de merenda escolar;, afirma Denivaldo Alves, secretário-geral do SAE.
Ainda de acordo com Denivaldo, os trabalhos serão retomados e os prédios liberados apenas quando o governo atender às reivindicações da categoria. Os auxiliares de educação do DF pedem a realização de concurso público, reajuste no tíquete alimentação, implantação de plano de saúde, além de reajuste no salário e a incorporação de gratificações. Uma nova assembleia da categoria está marcada para acontecer na próxima quinta-feira (12/5), às 9h, em frente à praça do Buriti.
Secretaria acusa grevistas
Segundo o assessor de imprensa da Secretaria de Educação do DF, José Roberto Bueno, os grevistas ;foram truculentos; na hora de impedir a entrada dos outros funcionários no prédio da secretaria. ;Eles impediram a entrada de cerca de 600 trabalhadores que queriam exercer as suas funções hoje [terça-feira] pela manhã, lá no prédio da secretaria. Usaram de truculência e até empurraram o secretário-adjunto de educação [Erasto Fortes];, denuncia.
O secretario-geral do SAE disse que as acusações são falsas. ;Isso é uma inverdade. Não usamos de violência. A polícia estava lá no momento, então, se tivesse ocorrido violência, eles agiriam. O Erasto Fortes [secretário-adjunto], conversou com o comando de greve, mas ele não quis entrar no prédio sozinho;, afirma Denivaldo Alves.
A secretaria de educação também confirmou que o fornecimento de merenda escolar está afetado nesta terça-feira (10/5) por conta do fechamento do depósito do SIA. ;Eles fecharam realmente o depósito e isso significa que os alunos de algumas áreas não terão a merenda escolar, porque as escolas não vão receber essa merenda;, explicou Bueno.
Ainda de acordo com o assessor, a secretária de educação do DF, Regina Vinhaes, está, reunida com o governador Agnelo Queiroz (PT) nesta manhã para discutir sobre a greve dos auxiliares de educação. Em nota oficial, o governo do DF lamentou a atitude do movimento grevista.
Confira a íntegra da nota
O Governo do Distrito Federal lamenta a radicalização do movimento grevista dos Auxiliares em Educação e informa que estava em plena negociação com o movimento. Inclusive o governo já tinha oferecido aumento do auxílio-alimentação de R$ 198 para R$ 304, plano de saúde e outras cláusulas sociais.
É importante lembrar que a categoria já tem plano de carreira aprovado desde 2009 e ainda recebeu reajuste de 5% em março de 2011. Infelizmente, diante da radicalização do movimento e o iminente prejuízo aos alunos, o GDF tomará medidas judiciais e administrativas para evitar o seu prosseguimento.
* Com infomações deo repórter Lucas Tolentino
Acreditamos na sensibilidade dos servidores que estão no movimento para que não penalizem os alunos e evitem a radicalização.