A eleição do presidente e do vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pró-DF deve acontecer na próxima terça-feira (17/5), às 16h, no Plenário da Câmara Legislativa do DF. De acordo com informações do portal da CLDF, a convocação dos deputados da CPI que vai apurar irregularidades em programas de apoio ao empreendimento produtivo foi publicada nesta terça (10), no Diário Oficial da Casa.
[SAIBAMAIS]A data virou motivo de briga entre os deputados nesta tarde. Para o presidente da Câmara deputado Patrício (PT), que convocou os integrantes da CPI, a reunião foi marcada em um dia de sessão ordinária para que os trabalhos da comissão tenham mais transparência. "A reunião deve ser em plenário para que a população, parlamentares e servidores possam acompanhar", ressaltou o presidente. Mas a deputada Eliana Pedrosa (DEM), que integra a comissão, reclamou da data escolhida. Segundo ela, os membros da CPI haviam combinado uma reunião para a segunda-feira (16), quando a agenda dos deputados estaria mais tranquila.
Após a escolha do presidente e do relator da Comissão, na próxima semana, a instância terá 180 dias - prorrogáveis por mais 180 dias - para a conclusão dos trabalhos.
CPI do Pró-DF
A primeira CPI instalada nesta legislatura tem como objetivo apurar possíveis irregularidades ocorridas na execução dos programas de apoio ao empreendimento produtivo (Pró-DF) entre julho de 1999 e dezembro de 2010.
Os deputados Aylton Gomes (PR), Chico Leite (PT), Eliana Pedrosa (DEM), Olair Francisco (PTdoB), Prof. Israel Batista (PDT) são os titulares da CPI. Os suplentes são os deputados Chico Vigilante (PT), Wellington Luiz (PSC), Raad Massouh (DEM), Cristiano Araújo (PTB) e Joe Valle (PSB).