postado em 11/05/2011 13:31
A maior apreensão de maconha já feita no estado de Goiás ocorreu na noite desta terça-feira (10/5) no município de Silvânia, distante 160 quilômetros de Brasília, no Sudeste goiano. Foram apreendidos 2,2 mil quilos da droga e presos doze membros da quadrilha, que também é apontada como o maior bando de ladrões de carros do estado.Quatro meses de investigação da Delegacia Estadual de Furto e Roubos de Veículos Automotores levaram os investigadores a uma carreta que aparentemente não levantava muitas suspeitas. Ela estava carregada com 25 toneladas de trigo e, no fundo, estavam as 2,2 toneladas de maconnha.
Durante entrevista coletiva, o delegado Glaydson Carvalho, responsável pela operação Escambo, como foi denominada, disse que a droga foi encontrada na zona rural de Silvânia, no momento em que o entorpecente estava sendo levado para ser escondido em uma fazenda. Ainda de acordo com Carvalho, a maconha era produzida no Paraguai e saiu de Dourados, no Mato Grosso do Sul, com destino a Goiás.
Sistema de trocas
O nome Escambo foi escolhido porque a quadrilha roubava carros em Goiás e trocava por drogas no Mato Grosso do Sul. Só neste ano, o bando roubou 60 carros, a maioria caminhonetes.
A Polícia Civil apreendeu, além de carros e da droga, grande quantidade de Certificado de Registro de Veículos (CRV), roubados em órgãos de trânsito no interior.
A quadrilha era bem articulada. As ordens partiam de dentro da Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia e Penitenciária Odenir Guimarães, no mesmo município. Os detentos utilizavam celulares para dar ordens para membros que estavam do lado de fora. Cinco pessoas ainda estão foragidas e tanto a polícia goiana quanto a sul-matogrossense continuam as buscas.
De acordo com informações da Polícia Civil de Goiás, a incineração da maconha já foi providenciada.