postado em 11/05/2011 13:47
A Secretaria de Educação do Distrito Federal conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) para a liberação dos prédios que haviam sido fechados na greve dos auxiliares de educação. A decisão saiu na noite da última terça-feira (10/5) e já na manhã desta quarta-feira (11/5), os servidores retornaram à sede da secretaria, na 607 Norte. Entretanto, o depósito do SIA, onde ficam os estoques de merenda escolar, ainda não havia sido liberado até o fim desta manhã.Segundo a secretaria de educação, foi feito apenas um pedido para a liberação dos prédios. Anteriormente, havia também a intenção de pedir a ilegalidade da greve, o que não vai acontecer mais. A assessoria do órgão informou que os auxiliares de educação cumpriram o prazo de aviso do movimento e que, portanto não há como alegar a ilegalidade da paralisação.
De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do DF (Sae), Denivaldo Alves, ainda não houve a notificação para a liberação dos prédios fechados. ;Ainda não recebemos nenhuma notificação. Mas se chegar, vamos cumprir sem problemas. Até porque, não estamos obstruindo os prédios. O pessoal não entrou aqui [sede da secretaria de educação] por causa do convencimento e da adesão à greve;, explica Denivaldo.
De acordo com o Sae, cerca de 70% das escolas estão sendo atingidas pela greve. Os serviços de administração, secretaria e merenda, entre outros, foram afetados. ;A avaliação do comando de greve é que 70% das escolas foram atingidas pelo movimento;, afirma o secretário-geral do Sae.
A secretaria de educação confirma que algumas unidades de ensino tiveram o horário de aulas reduzido nesta quarta-feira (11/5), das 7h15 às 9h30, mas afirma que o movimento não atinge muitos locais.
;Tivemos a informação de uma escola em Sobradinho, que teve o horário reduzido, mas o movimento não atinge grande parte das escolas. O efetivo deles [auxiliares de educação], em relação ao número total de funcionários, é pequeno;, explica a assessoria de imprensa do órgão.
Ainda segundo a secretaria, a expectativa é que o depósito do SIA, onde estão estocadas cerca de 200 toneladas de comida, seja reaberto ainda na tarde desta quarta-feira (11/5) e que o fornecimento de merenda seja restabelecido.
Assembleia
Os auxiliares de educação do DF entraram em greve na última segunda-feira (9/5). Eles reivindicam a realização de concurso público, reajuste no tíquete alimentação, implantação de plano de saúde, reajuste de salário e incorporação de gratificações. Segundo o sindicato, os trabalhos serão retomados apenas quando o governo atender às solicitações feitas. Uma nova assembleia da categoria está marcada para acontecer na próxima quinta-feira (12/5), às 9h, em frente à praça do Buriti.