O Distrito Federal vacinou, até a manhã desta quarta-feira (11/5), 56% do público alvo da 13; Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores de saúde, gestantes, indígenas e idosos) têm até sexta-feira (13/5), último dia da campanha, para se vacinar.
De acordo com informações enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde, 49,2% das crianças de seis meses a menores de dois anos receberam a vacina no Distrito Federal. Apenas 31% das gestantes se vacinaram e 60,8% dos idosos foram imunizados. Nenhum indígena foi vacinado no estado. No DF, 181.251 doses, de 323.430, já foram aplicadas.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informa que como o público alvo (80% da população) ainda não foi vacinado, provavelmente haverá prorrogação da campanha de vacinação. ;Como seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde, a informação só poderá ser confirmada após direcionamento desse órgão, responsável pela campanha no país;, afirmou a assessoria.
A campanha distribuiu quase 33 milhões de doses no país, que protegem contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. As contraindicações são para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou que apresentaram reação alergia em doses anteriores da vacina.
Para se informar sobre a lista com os postos do Distrito Federal que disponibilizam o serviço de vacinação, juntamente com endereços e horário de funcionamento, basta entrar em contato com a Secretaria de Saúde do estado.