Cidades

Três presos em pouco mais de 24h

postado em 12/05/2011 07:12
Pasta base apreendida com o brasileiro: operação renderia R$ 1 mil a ele
Entre a madrugada de terça-feira e a manhã de ontem, três pessoas ; um casal de espanhóis e um brasileiro ; foram presas no Aeroporto Internacional de Brasília por tráfico de drogas. A capital do país era somente uma conexão para o trio. Os estrangeiros levariam cocaína para Lisboa, em Portugal, e depois seguiriam para a França. O brasileiro de 36 anos vinha de Manaus (AM), parou em Brasília, na manhã dessa quarta-feira, e iria para São Luís do Maranhão.

Com ele, foram encontrados 11 kg de pasta base (material usado para produzir o entorpecente), além de peixes mortos e farinha. ;O traficante, provavelmente, faria uma grande comemoração com peixe e farinha para celebrar o sucesso da operação. Tudo isso em troca de R$ 1 mil, que ele receberia de um homem que o contratou em Manaus e receberia a droga no Maranhão;, explicou Marcos Paulo Cardoso, chefe da delegacia de imigração, localizada no aeroporto de Brasília.

Na mala do homem, também havia uma carta escrita pelos filhos dele, que dizia: ;Papai, eu te amo;. ;Em troca de tão pouco, esse homem vai ficar muito tempo sem ver a família;, disse o delegado. Ele embarcou tranquilamente pelo aeroporto de Manaus. Em Brasília, por volta das 8h de ontem, o viajante foi pego pelo aparelho de raio-X.

Estrangeiros
Os espanhóis, um homem de 35 anos e uma mulher de 19, que afirmou estar grávida, carregavam 6kg de cocaína, distribuídos em suas roupas e na bagagem. Eles chegaram ao Brasil por volta das 3h de terça. Vieram de Lima, no Peru, para Brasília. ;Eles ficaram no Peru durante mais de um mês, bancados por traficantes;, revelou Cardoso. Iriam a Portugal e entregariam a droga em Paris. Os dois afirmaram que cada um deles receberia 6 mil euros pelo serviço.

A espanhola já está no presídio feminino e o companheiro dela seguiu para a Papuda. Eles devem cumprir pena no Brasil, como determina a lei. A punição prevista é de 5 a 10 anos de detenção para o crime de tráfico doméstico, com agravante de um sexto a dois terços para a forma internacional.

As ocorrências mostram que o DF é parte da rota do tráfico de drogas nacional e internacional. A conclusão da Polícia Federal não é recente. Em 2009, uma delegacia especializada passou a funcionar no aeroporto para reprimir, principalmente, esses crimes. Nos últimos dois anos e em 2011, 57 pessoas foram presas ao tentar transportar drogas, quase sempre cocaína, em aviões que raramente tinham a capital como seu destino.

Dos presos, 40 eram estrangeiros, o que indica que a maior movimentação no aeroporto é de interessados em levar o entorpecente para países como Portugal e Espanha. Brasília tem voo direto para Lisboa, pela TAP, e outros dois voos sem escala para Lima, no Peru, além de três opções de viagens diretas aos Estados Unidos. ;O que interessa aos traficantes é a possibilidade de ir direto para a Europa. Eles evitam os Estados Unidos, por conta do rigor nos aeroportos. A América do Sul produz droga, então é questão de lei da oferta e da procura;, disse o delegado.

O aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país, de acordo com a Infraero. Nele circulam, em média, 1.191.315 passageiros por mês. Guarulhos (SP) é o campeão em número de passageiros, por onde mais de 4 milhões de pessoas passam todo mês. Lá, somente em 2011, 112 foram indiciados por tráfico de drogas e 390kg de entorpecentes recolhidos pela PF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação