postado em 14/05/2011 11:32
Em viagem oficial a Madri, na Espanha, o governador Agnelo Queiroz e o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Geraldo Lourenço, definiram na noite da sexta-feira (13/5) uma cooperação técnica entre a Espanha e o Brasil para desenvolver o transporte sobre trilhos no país, incluindo o DF. A parceria foi firmada com o secretário geral do Ministério do Fomento da Espanha, Fernando Bellacasa, e funcionará, principalmente, por meio de intercâmbio de técnicos brasileiros que serão enviados para a Espanha e também da implantação de novas tecnologias.Avanços na linha férrea
Ontem, da Espanha, o governador Agnelo Queiroz anunciou o início dos estudos de viabilidade do transporte ferroviário no DF. As obras devem começar até o segundo semestre de 2012. Serão priorizadas as linhas entre Luziânia e a antiga Rodoferroviária de Brasília e a ligação Goiânia-Brasília.
A primeira etapa das obras compreenderá o trecho entre Brasília e Valparaíso e depois a linha se estenderá até Luziânia. Parte dos recursos para o início dos estudos de viabilidade para implantação do transporte férreo entre o DF e o estado de Goiás, na ordem de R$ 2 milhões, já foram liberados pelo Ministério dos Transportes.